27/12/2023 Download .pdf version

HORIZONTE ASSINA PACOTE DE FINANCIAMENTO PROVISÓRIO DE US$ 20 MILHÕES

DESTAQUES:

• Horizonte assina um pacote de financiamento provisório de US$20 milhões fornecido pela Orion, Glencore e La Mancha
  • O pacote de financiamento tem como objetivo fornecer liquidez enquanto uma solução completa de financiamento está em andamento
  • Acordo com os credores seniores existentes para adiar o pagamento de juros devidos em 31 de dezembro de 2023
  • A Empresa continua revisando os gastos de capital remanescentes do Projeto e a reestimativa de cronograma, necessários para implementar uma solução completa de financiamento

A Horizonte Minerals Plc (AIM/TSX: HZM) (“Horizonte” ou a “Empresa”), a empresa de desenvolvimento de níquel, anuncia que assinou um pacote de financiamento provisório de US$20 milhões (o "Pacote de Financiamento"), que compreende um instrumento de empréstimo sênior garantido de US$15 milhões (Senior Secured Loan Facility, ou o "Instrumento"), e a liberação de US$5 milhões pelo OMF Fund III (Cr) Ltd. anteriormente assegurados para o Projeto Vermelho, que permitirão o avanço de fluxos de construção críticos em seu principal projeto, Araguaia Níquel ("Araguaia" ou "o Projeto"), e para fins gerais de capital de giro.

O CEO interino, Karim Nasr, comentou: "Estamos satisfeitos com o contínuo apoio dos nossos principais acionistas por meio deste pacote de financiamento de US$20 milhões. Este pacote de financiamento demonstra o comprometimento dos maiores acionistas da Empresa em encontrar uma solução para concluir a construção do Projeto Araguaia Níquel. Estamos conversando ativamente com nossos principais acionistas e credores seniores com o objetivo de viabilizar uma solução de financiamento no segundo trimestre de 2024. Agradecemos aos nossos acionistas principais, partes interessadas locais e empregados pelo contínuo compromisso e apoio."

O Instrumento foi fornecido pelo OMF Fund III (F) Ltd. (“Orion Mine Finance”), La Mancha Investments S.à r.l. (“La Mancha”) e Glencore International AG (“Glencore”) (juntos os “Novos Credores”), onde cada um se comprometeu com US$5 milhões para o Instrumento. Os Novos Credores terão classificação pari passu com os Credores Seniores e se beneficiarão do mesmo pacote de garantias. O Instrumento terá uma data de vencimento de 102 meses a partir de 7 de dezembro de 2022 e terá juros a 15,00% ao ano.

Além disso, os credores seniores existentes concordaram com renúncias que incluem o adiamento dos juros devidos em 31 de dezembro de 2023 até o final de fevereiro de 2024, além de quaisquer violações ou Eventos de Inadimplência sob os Instrumentos de Dívida Sênior.

O Pacote de Financiamento constitui uma transação com partes relacionadas conforme a Regra 13 das Regras da AIM para Empresas. Portanto, os diretores independentes da Empresa (excluindo aqueles conectados à La Mancha e seus indicados) consideram, após consulta com seu consultor nomeado Peel Hunt LLP, que os termos do Pacote de Financiamento são justos e razoáveis na medida em que seus acionistas têm conhecimento.

Além do mencionado anteriormente, o OMF Fund III (Cr) Ltd. demonstrou seu apoio adicional ao Projeto por meio da liberação de um valor adicional de US$5 milhões atualmente assegurados para o Projeto Vermelho, o segundo projeto 100% de propriedade da Horizonte no Brasil. Após o fechamento do pacote de financiamento, US$11 milhões permanecerão reservados para o desenvolvimento do Vermelho, onde estudos em andamento continuam avançando.

O Pacote de Financiamento proporciona à Empresa liquidez para avançar no trabalho de reestimativa do Araguaia, necessário para implementar uma solução completa de financiamento. Também permitirá a conclusão de duas frentes críticas de trabalho: o Reservatório de Armazenamento de Água e a linha de transmissão de 230kV, mantendo um forte foco em segurança.

Como anunciado anteriormente, os acionistas principais e os credores seniores da Empresa continuam realizando suas respectivas due diligences como parte de uma solução completa de financiamento, que inclui colaboração com a Empresa e consultores que estão revisando os gastos de capital do Projeto e o cronograma remanescentes. Prevê-se que esse processo de due diligence e revisão sejam concluídos no primeiro trimestre de 2024, com uma solução completa de financiamento prevista para o segundo trimestre de 2024.

Embora o Pacote de Financiamento permita o avanço do trabalho a curto prazo no Araguaia, a conclusão das atividades de construção estará sujeita à conclusão bem-sucedida de uma solução de financiamento completa em 2024. Neste momento, não há garantia de que a solução completa de financiamento será alcançada.

An aerial view of a construction site

Description automatically generated

Figura 1 – Uma visão geral da planta de processamento do Araguaia no início de dezembro de 2023.

An aerial view of a factory

Description automatically generated

Figura 2 – Uma visão de cima do galpão de homogeneização, olhando para os britadores primário e secundário, o ROM pad e as pilhas de estoque.

An aerial view of a factory

Description automatically generated

Figura 3 – Vista da montagem de estrutura metálica do Precipitador Eletrostático, do Forno Rotativo, do Forno Elétrico e do Refino.

Este anúncio contém informações privilegiadas para os fins do Artigo 7 do Regulamento da UE 596/2014, mantido no Reino Unido nos termos da Lei de Retirada da União Europeia de 2018.

Para mais informações, visite www.horizonteminerals.com ou entre em contato:

Patrick Chambers (Head of IR)

Peel Hunt LLP (Nominated Adviser & Joint Broker)
Richard Crichton
Bhavesh Patel

Barclays (Joint Broker)
Philip Lindop
Richard Bassingthwaighte

Tavistock (Financial PR)
Jos Simson
Cath Drummond

SOBRE A HORIZONTE MINERALS
A Horizonte Minerals Plc (AIM/TSX: HZM) está desenvolvendo dois projetos Classe 1, 100% de sua propriedade, no estado do Pará - o Projeto Araguaia Níquel e o Projeto Vermelho de Níquel e Cobalto. Ambos os projetos são de alto teor, baixo custo, com baixa intensidade de emissão de carbono e escaláveis. O Projeto Araguaia está em construção e quando concluir o ramp-up das Linhas 1 e 2, a previsão é que produza 29.000 toneladas de níquel por ano. O Projeto Vermelho está em fase de estudo de viabilidade. O perfil de produção combinado da Horizonte de mais de 60.000 toneladas de níquel por ano posiciona a Empresa como uma produtora de níquel relevante globalmente. Os três maiores acionistas da Horizonte são a La Mancha Investments S.à r.l, Glencore Plc e Orion Mine Finance.

DECLARAÇÃO DE ADVERTÊNCIA SOBRE INFORMAÇÕES PROSPECTIVAS
Exceto por declarações de fatos históricos relacionados à Empresa, certas informações contidas neste comunicado à imprensa constituem “informações prospectivas” de acordo com a legislação canadense de valores mobiliários. As informações prospectivas incluem, mas não estão limitadas a, a capacidade da Empresa de concluir qualquer aquisição planejada de equipamentos, declarações com relação ao potencial dos projetos minerais de propriedade atuais ou futuros da Empresa; a capacidade da Empresa de concluir um estudo de viabilidade positivo em relação à segunda linha RKEF no Araguaia no prazo, ou de todo, a capacidade da Empresa de concluir um estudo de viabilidade positivo em relação ao Projeto Vermelho no prazo, ou de todo, o sucesso de atividades de exploração e mineração; custo e prazo de exploração, produção e desenvolvimento futuros; os custos e prazos de entrega dos equipamentos a serem adquiridos, a estimativa de recursos e reservas minerais e a capacidade da Empresa de atingir seus objetivos em relação ao crescimento de seus recursos minerais; a realização de estimativas de recursos minerais e reservas e o alcance da produção de acordo com o perfil de produção potencial da Empresa ou de todo. Geralmente, as informações prospectivas podem ser identificadas pelo uso de terminologia prospectiva, como “planeja”, “espera” ou “não espera”, “é esperado”, “orçamento”, “programado”, “estimativas”, “prevê”, “pretende”, “antecipa” ou “não antecipa”, ou “acredita”, ou variações de tais palavras e frases ou declarações que certas ações, eventos ou resultados “podem”, “poderiam”, “iriam, “poderá” ou “será realizado”, “ocorrerá” ou “ser alcançado”. As informações prospectivas são baseadas em suposições, estimativas, análises e opiniões razoáveis ​​da administração feitas à luz de sua experiência e sua percepção das tendências, condições atuais e desenvolvimentos esperados, bem como outros fatores que a administração acredita serem relevantes e razoáveis ​​no as circunstâncias na data em que tais declarações são feitas e estão inerentemente sujeitas a riscos conhecidos e desconhecidos, incertezas e outros fatores que podem fazer com que os resultados reais, nível de atividade, desempenho ou realizações da Empresa sejam materialmente diferentes daqueles expressos ou implícitos em tais informações prospectivas, incluindo, entre outros, riscos relacionados a: a incapacidade da Empresa de concluir qualquer aquisição planejada de equipamento no prazo ou de todo, a capacidade da Empresa de concluir um estudo de viabilidade positivo em relação à implementação de uma segunda linha RKEF no Araguaia no prazo previsto ou em todo, a capacidade da Empresa de concluir um estudo de viabilidade positivo em relação ao Projeto Vermelho no prazo contemplado ou em todo, riscos de exploração e mineração, concorrência de concorrentes com maior capital; a falta de experiência da Empresa em relação às operações de mineração em fase de desenvolvimento; flutuações nos preços dos metais; riscos não segurados; requisitos ambientais e outros requisitos regulamentares; licenças de exploração, mineração e outras; as futuras obrigações de pagamento da Empresa; possíveis disputas com relação à titularidade e à área das concessões mineiras da Empresa; a dependência da Empresa da sua capacidade de obter financiamento suficiente no futuro; a dependência da Empresa de seu relacionamento com terceiros; as joint ventures da Empresa; o potencial de flutuações cambiais e instabilidade política ou econômica nos países em que a Empresa opera; flutuações cambiais; a capacidade da Empresa de gerenciar seu crescimento de forma eficaz; o mercado de negociação das ações ordinárias da Empresa; incerteza com relação aos planos da Empresa para continuar a desenvolver suas operações e novos projetos; a dependência da Empresa de pessoal-chave; possíveis conflitos de interesse de conselheiros e diretores da Empresa, e diversos riscos associados à estrutura legal e regulatória dentro da qual a Empresa opera, juntamente com os riscos identificados e divulgados no registro de divulgação da Empresa disponível no perfil da Empresa no SEDAR+ em www.sedarplus.ca, incluindo, sem limitação, o formulário de informações anuais da Empresa para o exercício findo em 31 de dezembro de 2022, e os Relatórios Técnicos Araguaia e Vermelho disponíveis no site da Empresa https://horizonteminerals.com/ . Embora a administração da Empresa tenha tentado identificar fatores importantes que poderiam fazer com que os resultados reais difiram materialmente daqueles contidos nas informações prospectivas, pode haver outros fatores que fazem com que os resultados não sejam os previstos, estimados ou pretendidos. Não pode haver garantia de que tais declarações serão precisas, uma vez que os resultados reais e os eventos futuros podem diferir materialmente daqueles previstos em tais declarações.