03/03/2022 Download .pdf version

Horizonte Minerals Plc

(“Horizonte” ou a “Empresa”)

Contrato do Forno do Projeto Araguaia Concedido à Hatch Ltd.

A Horizonte Minerals Plc, (AIM: HZM, TSX: HZM) a empresa de níquel com foco no Brasil, tem a satisfação de anunciar que, após um processo de concorrência, a Hatch Ltd. ("Hatch") foi selecionada como fornecedora do forno ("Contrato do Forno") para o Projeto Araguaia, de ferroníquel ("Araguaia" ou o "Projeto").

A Hatch é a principal fornecedora de fornos elétricos para o setor de ferroníquel, com um forte histórico na América do Sul, que inclui as operações de níquel da Anglo American e da Vale no Brasil, e as operações de Cerro Matoso da South 32, na Colômbia.

A Hatch fornecerá à Horizonte um forno circular a arco elétrico de 60 megawatts, um sistema de transferência de calcinado para alimentar o forno com 835.000 toneladas por ano de calcinado e serviços adicionais para garantir que a instalação e o comissionamento sejam bem-sucedidos. Isto é denominado "a Ilha de Processo do Forno", onde equipamentos de processo interligados são adquiridos de um fornecedor para reduzir os riscos de interface e garantir que todo o processo do forno atinja a capacidade nominal.

Como parte do Contrato do Forno, a Hatch também está sendo contratada para fornecer serviços de preparação da fase de execução, incluindo:

• Engenharia básica da Ilha de Processo do Forno, que tem sido substancialmente otimizada desde a publicação do Estudo de Viabilidade do Projeto.
  • Serviços de planejamento para garantir que os componentes do forno possam ser fornecidos e entregues de acordo com o cronograma de execução.
  • Comissionamento, prontidão operacional e serviços de planejamento de ramp-up de produção para a planta completa de ferroníquel, desde a preparação inicial de minério até o produto final.

Além da assinatura do Contrato do Forno, a Empresa está finalizando os contratos de EPCM (Engineering, Procurement and Construction Management ou Engenharia, Compras e Gestão da Construção), de todos os outros principais equipamentos de processo, linha de transmissão, terraplanagem e obras civis.

A estratégia de compras da Horizonte se baseia em quatro princípios-chave:

• Diagrama de fluxo baseado em um processo convencional que está bem alinhado aos parâmetros operacionais que são benchmark para todo o setor de ferroníquel. O design tem sido validado através de uma testagem extensa e por meio de testes piloto contínuos.
  • Utilização dos principais fornecedores de equipamentos e prestadores de serviços que têm um histórico de sucesso na entrega de projetos de ferroníquel e outros grandes projetos industriais no Brasil.
  • Aplicação do conceito de ilha de processo, onde o equipamento que está interligado no fluxograma é adquirido de um fornecedor líder para reduzir o risco da interface, também permitindo otimizar sistemas inteiros.
  • Estabelecimento de uma equipe própria com profissionais experientes em projetos, brasileiros e globais, apoiada por uma equipe de consultores especializados com décadas atuando em ferroníquel, no design e na entrega de projetos e com experiência operacional.

Paralelamente às compras, as obras iniciais continuam no site, que incluem sondagem geotécnica, melhorias no acesso e instalações temporárias. O Projeto está bem posicionado para iniciar as principais obras de terraplanagem no início da estação seca, no início do segundo trimestre de 2022.

O CEO da Horizonte, Jeremy Martin, comentou: “A conclusão do pacote de financiamento do projeto de US$ 633 milhões para a construção do Projeto Araguaia foi o marco mais significativo da jornada da Horizonte até hoje. Com uma equipe experiente no Brasil, este é o início de uma fase muito empolgante para a Empresa conforme a construção do Projeto Araguaia, ao longo de dois anos, começa.

Durante o segundo semestre de 2021, a equipe empreendeu um extenso processo de concorrência dos principais pacotes de equipamentos com fornecedores de primeira linha que compõem o fluxograma de processo para o desenvolvimento do Araguaia. Temos a satisfação de assinar o Contrato do Forno com a Hatch e tê-los como parte da equipe de engenharia e entrega, no Araguaia, trazendo sua significativa experiência na entrega de projetos bem-sucedidos e de larga escala de ferroníquel. O conhecimento e a orientação que a Hatch já forneceu em nossa preparação para execução tem sido inestimável em termos de garantir que todo o sistema de produção seja totalmente integrado e tenha desempenho conforme planejado.

Estamos reunindo um grupo de parceiros altamente experientes para operar ao nosso lado à medida que trabalhamos para entregar o Araguaia com segurança, dentro do prazo, do orçamento e com o apoio contínuo das nossas comunidades. Com as obras iniciais em andamento, estamos ansiosos pelas obras de terraplanagem no site no início da estação seca, no começo do segundo trimestre.

Com o preço do níquel atingindo as maiores altas da década e a transição para energia limpa aumentando drasticamente a demanda por níquel, tanto no mercado de aço inoxidável quanto de baterias, nunca houve um momento melhor para um novo projeto de níquel, escalável e com baixa emissão de carbono, entrar em operação. Há pouquíssimos projetos no pipeline global a curto prazo que correspondam às credenciais econômicas e de sustentabilidade do Araguaia. Embora estejamos focados em entregar a Fase 1 do Projeto, nossa equipe de expansão também segue avançando nossos planos para duplicar a produção no Araguaia, ao mesmo tempo em que leva o Projeto Vermelho a uma decisão de construção. É um momento muito empolgante para o negócio, e esperamos manter os investidores atualizados à medida que estas frentes de trabalho avançam.”

Este anúncio contém informações internas para os fins do Artigo 7 do Regulamento 596/2014 da União Europeia, conforme retido no Reino Unido de acordo com o S3 da Lei 2018 da União Europeia (Saída).

Para mais informações, visite www.horizonteminerals.com ou entre em contato:

Peel Hunt (NOMAD & Joint Broker)

About Horizonte Minerals:

A Horizonte Minerals plc (AIM & TSX: HZM) está desenvolvendo dois projetos 100% de sua propriedade, de classe 1 no estado do Pará: o Projeto Araguaia Níquel e o Projeto Vermelho de Níquel-Cobalto. Ambos os projetos são de larga escala, alto teor, baixo custo, baixo carbono e escaláveis. O Projeto Araguaia está totalmente financiado e em construção. O Projeto produzirá 29.000 toneladas de níquel por ano para abastecer o mercado de aço inoxidável. O Projeto Vermelho está em fase de estudo de viabilidade e espera-se que produza 25.000 toneladas de níquel e 1.250 toneladas de cobalto para abastecer o mercado de baterias de veículos elétricos. O perfil combinado de produção da Horizonte a curto prazo, de mais de 50.000 toneladas de níquel por ano, posiciona a Empresa como um produtor de níquel significativo globalmente. A Horizonte está desenvolvendo um novo distrito de níquel no Brasil que se beneficiará da infraestrutura estabelecida, incluindo energia hidrelétrica disponível no Distrito Minerário de Carajás.