08/07/2019 Download .pdf version

HORIZONTE RECEBE LICENÇA DE USO DE ENERGIA ELÉTRICA PARA O PROJETO DE FERRO-NÍQUEL ARAGUAIA

A Horizonte Minerals Plc, (AIM: HZM, TSX: HZM) (“Horizonte” ou “a Empresa”), empresa de desenvolvimento de níquel focada no Brasil, tem a satisfação de anunciar que recebeu a Portaria de Energia para o Projeto de Ferro-Níquel Araguaia (“Araguaia” ou “o Projeto”), 100% de propriedade da empresa, no Brasil. A Portaria de Energia foi concedida à Empresa pelo Ministério de Minas e Energia.

Destaques:

• A Portaria de Energia garante à Horizonte acesso à rede nacional para a demanda de energia elétrica necessária para a operação comercial de ferro-níquel;
  • Estudos de engenharia em desenvolvimento junto à Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) para a linha de transmissão;
  • Paralelamente a este processo, a Horizonte submeteu à Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Pará (SEMAS) o pedido de Licença Prévia e Licença de Instalação combinadas para a linha de transmissão em meados de junho; e
  • O recebimento da Portaria de Energia está entre as principais licenças para o projeto Araguaia, incluindo a concessão da Outorga de Uso de Recursos Hídricos para operação em larga escala, em abril de 2018, e a Licença de Instalação no início de 2019.

Jeremy Martin, Diretor Executivo da Horizonte, comenta:

“Tenho a satisfação de anunciar a concessão da Portaria de Energia para o Projeto de Ferro-Níquel Araguaia. Esta é mais uma licença importante à medida que caminhamos para a fase de implantação. A disponibilidade de energia para projetos de mineração é um risco em muitos países, e esta Portaria garante que a empresa tenha acesso à rede para a operação comercial Fase 1 em larga escala com capacidade de produção de 14.500 toneladas de níquel por ano.

Em outros lugares, continuamos avançando no financiamento do Araguaia, trabalhando com a Endeavour Financial, com interesse positivo por parte de diversos bancos internacionais com relação a um consórcio de financiamento do projeto. Também estão em andamento discussões com diversos grupos para comercialização e escoamento do produto.

Os fundamentos do mercado do níquel continuam na direção certa, com os inventários de níquel na Bolsa de Metais de Londres (London Metal Exchange) baixando para cerca de 160.000 toneladas hoje, e com fatores de crescimento contínuos na demanda pelos mercados de aço inoxidável e bateria de veículos elétricos. Esperamos ansiosamente fornecer atualizações conforme seguimos para a segunda metade do ano.”

Detalhes adicionais

Portaria de Energia

A Portaria de Energia foi concedida à Empresa pelo Ministério de Minas e Energia. A Portaria garante que a Empresa tenha acesso à rede nacional de energia, com conexão na subestação municipal de Xinguara. A aprovação também garante a energia necessária para operação comercial da instalação do processo do calcinador rotativo e forno elétrico (RKEF) a cerca 80 Megawatt por hora (Mwh).

A linha de transmissão elétrica de 230kV, que servirá o projeto, virá da subestação em Xinguara, conectando-se com a subestação própria do Araguaia, a ser construída ao lado da planta RKEF.

No momento, a Empresa está avançando nos estudos de engenharia para a linha de transmissão junto à Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Licença Prévia e Licença de Instalação da Linha de Transmissão

A Empresa trabalhou com a Brandt Consultoria (‘Brandt’), líder brasileira nesta área, e com a EcoNorte para concluir as linhas de trabalho da Licença Prévia e Licença de Instalação para a linha de transmissão de energia.

A Brandt ganhou o contrato de três anos da CEMIG para licenciar mais de 50 unidades elétricas em todo Brasil, incluindo 13 plantas hidroelétricas e duas termoelétricas. Além disso, a Brandt também licenciou diversas linhas de transmissão para minas localizadas no estado do Pará. A Brandt atualmente presta serviços ambientais para o projeto de minério de ferro S11D, operado pela Vale, com uma equipe no Distrito Mineiro de Carajás (DMC), ao norte do Araguaia.

A Brandt conduziu diversas etapas de trabalho durante 2018-2019, incluindo:

• Otimização integrada da rota da linha de transmissão, em conjunto com a SM&A Engenharia;
  • Planos de Controle Ambiental;
  • Inventários de flora e estudos de fauna;
  • Estudos socioeconômicos;
  • Estudos físicos ambientais; e
  • Visita de analistas do meio físico, biológico e social ao site.

Todos os trabalhos estão de acordo com os padrões da legislação ambiental brasileira CONAMA e com os Termos de Referência da SEMAS para a Linha de Transmissão do Araguaia.

Sobre o Araguaia

O Projeto Araguaia, totalmente pertencente à Empresa, está localizado na parte sudeste do estado do Pará, a aproximadamente 760 km ao sul da capital do estado, Belém.

O Projeto envolve o desenvolvimento de uma operação de mineração de níquel laterítico a céu aberto, que explorará uma Reserva Mineral de 27,5 milhões de toneladas (Mt) de um Recurso Mineral de 119Mt para produzir 52.000 toneladas de ferro-níquel (FeNi) por ano, contendo 14.500 toneladas de níquel, durante os 28 anos de vida útil da mina. O processo metalúrgico inclui uma única linha RKEF para extrair FeNi do minério laterítico. A planta RKEF e a infraestrutura do projeto serão construídos no período de 31 meses. Após o período inicial de ampliação, espera-se que a planta atinja capacidade total de processamento de aproximadamente 900.000 toneladas de minério seco por ano.

O produto de FeNi será transportado por rodovia até o porto de Vila do Conde para venda a consumidores estrangeiros.

Com base nos resultados do Estudo de Viabilidade, publicado em outubro de 2018, a análise econômica indica VPL após impostos de US$ 401 milhões e TIR de 20,1%, utilizando a previsão de caso de base de US$ 14.000/t de Ni. Este valor aumenta para US$ 740 milhões e 28,1% quando utilizado o preço de consenso de US$16.800/t de Ni.

Para mais informações, acesse www.horizonteminerals.com ou entre em contato:

Jeremy Martin (CEO) +44 (0) 203 356 2901

Numis Securities Ltd (NOMAD & Joint Broker)

John Prior +44 (0) 207 260 1000

Paul Gillam

Shard Capital (Joint Broker)

Damon Heath +44 (0) 20 186 9952

Erik Woolgar

Tavistock (Financial PR)

Gareth Tredway +44 (0) 207 920 3150

Annabel de Morgan

A Horizone Minerals Plc é uma empresa de desenvolvimento de níquel focada no Brasil e listada na Bolsa de Valores de Londres (AIM) e de Toronto (TSX). A empresa está desenvolvendo o projeto Araguaia como a próxima maior mina de ferro-níquel do Brasil, e o projeto de níquel-cobalto Vermelho, com o objetivo de fornecer níquel e cobalto ao mercado de baterias para veículos elétricos. Ambos os projetos são 100% pertencentes à empresa.

NOTA DE ADVERTÊNCIA RELATIVA A INFORMAÇÕES PROSPECTIVAS

Exceto pelas afirmações relativas a fatos históricos relacionados à Empresa, certas informações contidas neste comunicado à imprensa constituem “informações prospectivas” de acordo com a legislação canadense. Informações prospectivas incluem, mas não se limitam a, afirmações relativas ao potencial dos projetos de mineração atuais e futuros da Empresa; o sucesso das atividades de exploração e mineração; custo e tempo da futura exploração, produção e desenvolvimento; a estimativa de recursos e reservas minerais e a habilidade da Empresa para alcançar seus objetivos relacionados ao crescimento de seus recursos minerais; e a realização de estimativas de recursos e reservas minerais. Em geral, informações prospectivas podem ser identificadas pelo uso de terminologia como “planeja”, “espera” ou “não espera”, “é esperado”, “orçamento”, “cronograma”, “estima”, “prevê”, “pretende”, “não prevê”, ou “acredita”, ou variações de tais palavras e frases ou afirmações que certas ações, eventos ou resultados “podem”, “poderiam”, “iriam” ou “serão feitos”, “ocorrem” ou “serão alcançados”. Informações prospectivas são baseadas em pressupostos, estimativas, análises e opiniões razoáveis de gestão feitas à luz de experiências e percepções de tendências, condições atuais e desenvolvimento esperado, assim como outros fatores que a gestão acredita serem relevantes e razoáveis nas circunstâncias até o momento em que tais afirmações são feitas, e estão inerentemente subjetivas aos riscos conhecidos e desconhecidos, incertezas e outros fatores que podem causar resultados reais, nível de atividade, desempenho ou alcance das metas da Empresa materialmente diferentes daqueles expressados ou implicados por tais informações prospectivas, incluindo, mas não se limitando, aos riscos relacionados a: riscos de exploração e mineração; concorrência de concorrentes com capital maior; a falta de experiência da Empresa com relação ao estágio de desenvolvimento de operações minerárias; flutuação nos preços de metais; riscos não segurados; regulamentação ambiental ou outros requerimentos; licenças de exploração, mineração e outras; obrigações futuras de pagamento da Empresa; potenciais disputas relacionadas ao título da Empresa e a área de suas concessões minerais; a dependência da Empresa em sua habilidade de obter financiamento suficiente no futuro; a dependênca da Empresa em seu relacionamento com terceiras partes; as joint ventures da Empresa; o potencial de flutuação da moeda e instabilidade econômica e política em países nos quais a Empresa opera; flutuação cambial; a habilidade da Empresa para gerenciar seu crescimento de maneira efetiva; o mercado comercial para as ações ordinárias da Empresa; incerteza com relação aos planos da Empresa em continuar a desenvolver suas operações e novos projetos; a dependência da Empresa em equipe-chave; possíveis conflitos de interesse entre diretores e funcionários da Empresa; e diversos riscos associados à estrutura regulatória e legal dentro da qual a Empresa opera.

Apesar da gestão da Empresa ter se atentado em identificar fatores importantes que podem causar resultados reais que diferem materialmente daqueles contidos nas informações prospectivas, pode haver outros fatores que gerem resultados diferentes do esperado, estimado ou pretendido. Não há garantia de que tais afirmações sejam comprovadamente precisas, uma vez que os resultados reais e eventos futuros podem diferir materialmente daqueles previstos em tais afirmações.