31/03/2023 Download .pdf version

RESULTADOS 31 DE DEZEMBRO DE 2022

A Horizonte Minerals Plc (AIM/TSX: HZM) (“Horizonte” ou a “Empresa”), uma empresa de níquel que desenvolve dois ativos Classe 1 no Brasil, tem a satisfação de apresentar seus resultados finais para o ano encerrado em 31 de dezembro de 2022 ('FY22' ou o período').

DESTAQUES DO PERÍODO:

• Forte desempenho em segurança com zero fatalidade e zero lesão com afastamento em 2022;
  • A construção encerrou o ano dentro do cronograma, com início da terraplenagem em maio de 2022;

Garantida arrecadação de fundos de capital subscrito (oversubscribed equity fundraise) de aproximadamente US$80 milhões;

• Primeira retirada concluída com sucesso da linha de crédito de Dívida Sênior, satisfazendo as condições relacionadas;
  • Assinatura de todos os principais contratos significativos do Araguaia, com a primeira produção prevista para o 1º trimestre de 2024;
  • Contrato de energia renovável de dez anos garantido a preços globalmente competitivos;
  • Araguaia aprovado como Projeto de Minerais Estratégicos pelo governo brasileiro;
  • Formada equipe experiente para implementar o Araguaia;
  • Iniciado o Estudo de Viabilidade do Projeto Vermelho, com os resultados previstos para o primeiro semestre de 2024;
  • Protocolado o Estudo de Impacto Ambiental e Social (EIA) do Projeto Vermelho;
  • Boas-vindas a William Fisher como Presidente Interino do Conselho;
  • Controles de riscos críticos implementados;
  • Iniciadas parcerias estratégicas com SENAI e FIEPA para o desenvolvimento de competências locais.

A Horizonte fará uma atualização completa da construção do Araguaia cobrindo a atividade no 1º trimestre de 2023 no final de abril.

Jeremy Martin, CEO da Horizonte, comentou:

“É um prazer refletir sobre as conquistas de 2022, um ano marcante para a Horizonte, que lançou as bases para os próximos anos, posicionando a Empresa como uma importante produtora global, comprometida com a produção ética, segura e responsável de níquel com baixa emissão de carbono.

“Nosso foco em 2022 no Projeto Araguaia foi garantir o financiamento, formar nossa equipe, assinar os principais contratos de equipamentos e construção necessários para a construção e a transição para operação, iniciando nossa jornada de 24 meses para nos tornarmos uma empresa produtora de níquel.

“O período do relatório de 2022 começou com a conclusão do pacote de financiamento da construção do Araguaia, no total de US$ 633 milhões angariados, incluindo uma combinação de dívida sênior e equity com o apoio de várias instituições financeiras de alta qualidade e longo prazo e dos principais investidores do setor de mineração. Até o final do ano e após um esforço plurianual para reduzir o risco do Araguaia, conseguimos acessar com sucesso a dívida de baixo custo e retirar a primeira parcela de recursos.

“O rigoroso processo de due diligence e a extensa lista de obrigações que a Horizonte precisou cumprir para acessar esse financiamento devem proporcionar confiança a todos os nossos stakeholders na robustez do Araguaia e na qualidade da equipe que trabalha no projeto.

"O marco do primeiro saque da dívida demonstra que fizemos progressos significativos na construção e fomos capazes de satisfazer os credores seniores que tínhamos, entre outros;

• mostrou que o Araguaia está financiado até a conclusão e os primeiros fluxos de caixa após o subsequente aumento de capital de aproximadamente ~US$ 80 milhões;
  • fez progressos significativos com a construção e em linha com o cronograma do projeto;
  • assinou todos os principais contratos significativos, incluindo fornecimento de equipamentos, Gestão de Engenharia, Compras e Construção (EPCM), acesso ao porto e fornecimento de energia;
  • tem um contrato de offtake de longo prazo em vigor para 100% da produção da linha 1 do Araguaia com uma contraparte de alta qualidade na Glencore; e por último
  • formou uma equipe experiente para implementar o Projeto.

“Para destacar, o mais importante desses contratos é o de energia de baixo custo. A energia elétrica representa aproximadamente um terço dos nossos custos operacionais no Araguaia, portanto, ter um contrato de energia com fonte renovável, a um preço extremamente competitivo como conseguimos fixar, significa que o Araguaia vai operar no quartil mais baixo da curva de custo por dez anos da vigência inicial do contrato. Além disso, este contrato demonstra nossa capacidade de nos tornarmos um dos produtores de níquel com menor emissão de CO2, uma grande vantagem competitiva quando comparado aos concorrentes.

“Voltando para o progresso físico que vimos no site do Araguaia, 2022 foi um ano extremamente transformador no processo de desenvolvimento de um site greenfield para um ativo produtivo. As fundações do forno rotativo já estão bem avançadas e a terraplenagem está quase concluída. Para facilitar o fornecimento confiável de energia ao site, uma linha de transmissão de 125 quilômetros e 230 kV está sendo construída e a pré-montagem das torres e a construção das subestações principais no site tiveram um bom progresso.

“A Horizonte tem um segundo ativo Classe 1, o Vermelho. Sendo 100% de sua propriedade, é uma excelente oportunidade para desenvolver um fornecimento de baixo custo de níquel e cobalto para atender à demanda de rápido crescimento devido aos esforços globais para fazer a transição para neutralizar as emissões de carbono (net zero).

“Em outubro de 2022, concedemos o principal contrato de engenharia para realizar o Estudo de Viabilidade (Feasibility Study, FS) do Projeto Vermelho para a Wood plc, um marco importante no avanço do projeto até uma decisão de financiamento. A Wood é uma fornecedora global de serviços de engenharia e técnicos com vasta experiência especificamente no setor de níquel, e realizou o primeiro Estudo de Viabilidade do Vermelho para a proprietária anterior, a Vale, de 2003 a 2006, resultando em uma decisão positiva de construção. Prevemos resultados do Estudo de Viabilidade no primeiro semestre de 2024.

“Também temos o prazer de anunciar o protocolo do Estudo de Impacto Ambiental e Social (EIA) para o Vermelho no final de 2022, parte essencial do processo de licenciamento do projeto. A aprovação do EIA e posterior concessão da licença prévia está prevista para 2024, primeira etapa de um processo de licenciamento ambiental em três etapas para o desenvolvimento de uma mina no Brasil. Este protocolo ocorreu após um período de 18 meses no qual a Horizonte, em conjunto com o Rambol Group (“Rambol”) (uma empresa de consultoria ambiental e social que é líder global), juntamente com a Integratio (empresa brasileira líder em consultoria social), realizou a coleta e análise dos dados socioambientais de linha de base especificados pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado do Pará (SEMAS), para refletir as atuais configurações físicas, biológicas e sociais do Vermelho.

“Em paralelo ao difícil ambiente macroinflacionário, surgiram alguns desafios específicos da fase de construção. O Brasil experimentou um aumento repentino na atividade industrial em 2022 após a ruptura causada pela COVID-19, o que tornou os contratados de construção e a força de trabalho escassos. Garantir e manter nossa equipe de qualidade no Araguaia foi, portanto, um desafio extra, mas que conseguimos superar. Agora temos mais de 2.000 pessoas trabalhando no site, com expectativa de que esse número alcance 3.100 até o final do primeiro trimestre deste ano. Apesar desse aumento acentuado no número de colaboradores e na atividade no site, estamos extremamente orgulhosos por não ter perdido horas de trabalho devido a acidentes este ano, resultando em uma taxa de frequência de acidentes com afastamento (“LTIFR”) de 0,00, pelo quinto ano consecutivo. É claro que não há lugar para complacência e a saúde e a segurança das nossas pessoas permanecem no centro de tudo o que fazemos. Mais informações relacionadas à saúde e segurança podem ser encontradas em nosso 3º Relatório Anual de Sustentabilidade, disponível em nosso website.

“Como mencionado acima, em 2022, a equipe de empregados da Horizonte continuou crescendo também. No início do ano, tínhamos uma equipe de cerca de 25 pessoas. No final do ano, havia cerca de 150 pessoas, em diferentes áreas, desde atividades com foco ambiental e social até profissionais de comissionamento e prontidão operacional (business readiness). Criar uma forte cultura de trabalho é fundamental para 2023, pois procuramos envolver nosso pessoal a longo prazo para estimular uma cultura que incentive o compromisso total com os resultados, empoderamento, flexibilidade, colaboração, transparência e participação.

“Gostaria de dar as boas-vindas ao Sr. William (Bill) Fisher ao cargo de Presidente Interino do Conselho. Bill serviu ao meu lado no Conselho nos últimos oito anos e está muito familiarizado com o negócio. Sempre tivemos a visão de que queremos manter a continuidade ao longo das etapas de construção e, à medida que avançamos rumo ao ramp-up, Bill traz esse equilíbrio necessário.

“Olhando para os próximos 12 meses, estamos cientes do trabalho que temos pela frente. Nosso foco principal será entregar o Araguaia no prazo, dentro do orçamento e com segurança. Estamos visando o comissionamento a frio no final de 2023, com comissionamento a quente e o primeiro níquel no primeiro trimestre 2024. Junto a este trabalho, estamos planejando realizar um estudo de viabilidade na segunda linha no Araguaia, um projeto de Capex relativamente baixo que dobrará a produção de 14.500 toneladas por ano para 29.000 toneladas por ano. Os fluxos de trabalho do Vermelho estarão centrados no estudo de viabilidade e no processo de licenciamento ambiental (EIA), ambos com conclusão estimada para 2024. Embora esses objetivos sejam, na prática, tarefas consideráveis, estamos tranquilos com os progressos já alcançados em todo o Grupo e confiantes na capacidade de entrega de nossas equipes.

“Para concluir, gostaria de agradecer a todos os nossos stakeholders pelo apoio contínuo, que nunca é subestimado. Também gostaria de aproveitar esta oportunidade para agradecer diretamente à equipe da Horizonte, liderada no Brasil por Mike Drake, nosso Head de Projetos e Leonardo Vianna, nosso Diretor de Projeto. Toda a equipe alcançou muitos marcos significativos este ano. Entramos em 2023 com confiança e esperamos avançar e comunicar nosso progresso enquanto continuamos a agregar valor ao nosso portfólio”.

SOBRE A HORIZONTE MINERALS

A Horizonte Minerals plc (AIM & TSX: HZM) está desenvolvendo dois projetos Classe 1, 100% de sua propriedade no estado do Pará, Brasil: o Projeto Araguaia Níquel e o Projeto Vermelho de Níquel e Cobalto. Os dois projetos são de larga escala, alto teor de níquel, baixo custo, baixa emissão de carbono e escaláveis. O Projeto Araguaia está em construção, com o primeiro metal previsto para o início de 2024.  Vai produzir, inicialmente, 14,5 mil toneladas de níquel por ano para abastecer o mercado de aço inox, com possibilidade de expansão para 29 mil toneladas. O Projeto Vermelho está em fase de estudo de viabilidade e deve produzir 25.000 toneladas de níquel e 1.250 toneladas de cobalto por ano para abastecer o mercado de baterias de veículos elétricos. O perfil de produção da Horizonte Minerals a curto prazo, considerando os dois projetos, de mais de 60.000 toneladas de níquel por ano, posiciona a Empresa como uma produtora de níquel relevante globalmente. Os três principais acionistas da Horizonte são La Mancha Investments S.à r.l., Glencore plc e Orion Resource Partners LLP.

Para mais informações, acesse www.horizonteminerals.com.br

Taís Barros – (11) 3330-3815