25/05/2023 Download .pdf version

RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2022 DA HORIZONTE MINERALS PLC

A Horizonte Minerals Plc (AIM/TSX: HZM) (“Horizonte” ou a “Empresa”) tem a satisfação de anunciar que publicou seu Relatório de Sustentabilidade 2022. Este relatório, que é o quarto relatório anual de sustentabilidade consecutivo separado do relatório financeiro da Empresa, foi elaborado de acordo com a opção 'Core' dos padrões da Iniciativa Global de Relatórios (Global Reporting Initiative, GRI) e acompanha um conjunto mais amplo de divulgações sobre o desempenho de sustentabilidade da Horizonte. Esses padrões e estruturas de divulgação, incluindo o Pacto Global das Nações Unidas, o Padrão de Contabilidade de Sustentabilidade para Metais e Mineração do Conselho de Padrões de Contabilidade de Sustentabilidade (Sustainability Accounting Standards Board) e o Mecanismo de Relatório de Compras Locais de Mineração, fornecem informações sobre como a Horizonte está fazendo a transição de desenvolvedora para produtora de maneira sustentável, e demonstram o compromisso da Empresa com a transparência nos negócios e com o trabalho de gestão de potenciais impactos socioambientais.

Jeremy Martin, CEO da Horizonte, comentou:

“É com grande prazer que apresento nosso Relatório de Sustentabilidade 2022. Incorporar a sustentabilidade em nossa forma de operar significa enfrentar os principais desafios ambientais, sociais e de governança que empresas como a nossa vivem atualmente no setor de mineração e metais – incluindo a descarbonização e a necessidade contínua para minimizar nossa própria pegada ambiental.

“À medida que os países ao redor do mundo se movem em direção a economias inteligentes em relação ao clima, há um crescente reconhecimento da importância do ambiente natural na sociedade global. Conforme nós desenvolvemos a operação de níquel Araguaia, enfrentamos o desafio de gerenciar esses preciosos recursos compartilhados, incluindo água, biodiversidade, solo e ar, enquanto produzimos os minerais vitais para essa transformação de baixo carbono.

“A Horizonte está empenhada em criar valor duradouro para as gerações futuras. Estamos construindo um negócio concebido para criar valor para todas as partes interessadas durante muitos anos”.

Os destaques em Sustentabilidade em 2022 incluem:

Ótimo Lugar para Trabalhar

• Zero fatalidade e zero acidente com afastamento
  • 100% de vacinação da força de trabalho contra a COVID
  • Zero reclamação de direitos humanos
  • Política de Inclusão e Diversidade

Parceiros Orgulhosos

• Parcerias estratégicas estabelecidas para o emprego local e desenvolvimento dos fornecedores locais
  • Iniciativas de gestão para minimizar o impacto e proteger a biodiversidade

Atuação com Integridade

• Revisão por parte do Conselho do modelo de governança
  • Formado Comitê de Sustentabilidade em nível de Conselho

Alcançando Metas de Crescimento

• Código de Conduta de Fornecedores
  • Avaliação do Habitat Crítico do Araguaia para complementar o Plano de Ação de Biodiversidade

Excelência Operacional

• Fornecimento de energia garantido por 10 anos, majoritariamente por fontes renováveis
  • Alta diversidade de gênero, com 30% dos empregados sendo mulheres
  • 99% da força de trabalho no Brasil é formada por brasileiros, alinhado com nossos objetivos de conteúdo local
  • Mais de 50% das despesas de compras foram realizadas com empresas brasileiras, aumentando a retenção de valor local

O Relatório de Sustentabilidade 2022 está disponível em inglês em https://horizonteminerals.com/uk/en/sustainability_report/. A versão em português será publicada em breve.

A Horizonte Minerals está desenvolvendo dois projetos Classe 1, 100% de sua propriedade no Estado do Pará: o Projeto Araguaia Níquel e o Projeto Vermelho de Níquel e Cobalto. Ambos de grande escala, alto teor de níquel, baixo custo, baixa emissão de carbono e escaláveis. O Projeto Araguaia está em construção, com o primeiro metal previsto para o início de 2024. Quando estiver com as Linhas 1 e 2 em fase de produção, produzirá 29.000 toneladas de níquel por ano. Projeto Vermelho está em fase de estudo de viabilidade e deve produzir 24.000 toneladas de níquel e 1.250 toneladas de cobalto por ano para abastecer o mercado de baterias de veículos elétricos. O perfil de produção combinado da Horizonte Minerals de mais de 60.000 toneladas de níquel por ano posiciona a Empresa como uma produtora de níquel relevante globalmente. Os três principais acionistas da Horizonte são La Mancha Investments S.à r.l., Glencore plc e Orion Resource Partners LLP.

Para mais informações, visite www.horizonteminerals.com.br  ou entre em contato:

Exceto por declarações de fatos históricos relacionados à Empresa, determinadas informações contidas neste comunicado à imprensa constituem "informações prospectivas" sob a legislação canadense de valores mobiliários. As informações prospectivas incluem, mas não estão limitadas a, capacidade da Empresa de concluir a aquisição de equipamentos como descrito aqui, declarações relacionadas ao potencial dos projetos minerais atuais ou futuros da Empresa; a capacidade da Empresa de concluir um estudo de viabilidade positivo em relação à segunda linha RKEF no Araguaia dentro do prazo, ou em absoluto, o sucesso das atividades de exploração e mineração; custo e tempo de exploração, produção e desenvolvimento futuros; os custos e o prazo de entrega dos equipamentos a serem adquiridos, conforme descrito aqui; a estimativa dos recursos minerais e reservas e a capacidade da Empresa para atingir seus objetivos em relação ao crescimento de seus recursos minerais; e a realização de estimativas de reservas e recursos minerais e alcançar a produção de acordo com o perfil de produção potencial da Empresa ou em absoluto. Geralmente, as informações prospectivas podem ser identificadas pelo uso de terminologia prospectiva, como "planeja", "espera" ou "não espera", "é esperado", "orçamento", "programado", "estima", "projeta", "pretende", "prevê" ou "não prevê", ou "acredita", ou variações de tais palavras e frases ou declarações que determinadas ações, eventos ou resultados "podem", "poderiam", "seriam", "serão considerados", "ocorrem" ou "são alcançados". As informações prospectivas são baseadas em premissas, estimativas, análises e pareceres razoáveis da administração, feitos à luz de sua experiência e sua percepção das tendências, condições atuais e desenvolvimentos esperados, bem como outros fatores que a administração acredita serem relevantes e razoáveis nas circunstâncias presentes na data em que tais declarações são feitas, e estão inerentemente sujeitas a riscos conhecidos e desconhecidos, incertezas e outros fatores que podem fazer com que os resultados reais, nível de atividade, desempenho ou realizações da Empresa sejam substancialmente diferentes daqueles expressos ou implícitos por tais informações prospectivas, incluindo, entre outros, riscos relacionados a: a incapacidade da Empresa de concluir a aquisição dos equipamentos aqui contemplados, dentro do prazo ou em absoluto, a capacidade da Empresa de concluir um estudo de viabilidade positivo a respeito da implementação de uma segunda linha RKEF no Araguaia no cronograma contemplado ou em absoluto, riscos de exploração e mineração, competição de concorrentes com maior capital; a falta de experiência da Empresa em relação às operações de mineração em fase de desenvolvimento; flutuações nos preços dos metais; riscos não segurados; requisitos ambientais e outros requisitos regulatórios; exploração, mineração e outras licenças; as obrigações de pagamentos futuros da Empresa; potenciais disputas em relação ao título da Empresa a, e a área de, suas concessões de mineração; a dependência da Empresa de sua capacidade de obter financiamento suficiente no futuro; a dependência da Empresa de suas relações com terceiros; as joint ventures da Empresa; o potencial de flutuações cambiais e instabilidade política ou econômica nos países em que a Empresa atua; flutuações cambiais; a capacidade da Empresa de gerenciar seu crescimento de forma eficaz; o mercado de negociação das ações ordinárias da Empresa; incerteza com relação aos planos da Empresa de continuar a desenvolver suas operações e novos projetos; a dependência da Empresa do pessoal chave; possíveis conflitos de interesse dos conselheiros e diretores da Empresa e diversos riscos associados à estrutura legal e regulatória dentro da qual a Empresa atua, juntamente com os riscos identificados e divulgados no registro de divulgação da Empresa disponível no perfil da Empresa no SEDAR em www.sedar.com, incluindo sem limitação, as informações anuais da Empresa para o ano encerrado em 31 de dezembro de 2020, o Relatório do Araguaia e o Relatório do Vermelho. Embora a administração da Empresa tenha tentado identificar fatores importantes que poderiam causar resultados reais materialmente diferentes daqueles contidos em informações prospectivas, pode haver outros fatores que fazem com que os resultados reais não sejam como os previstos, estimados ou pretendidos. Não pode haver garantia de que tais declarações se mostrarão precisas, pois os resultados reais e eventos futuros podem diferir materialmente daqueles previstos em tais declarações.