12/04/2023 Download .pdf version

Horizonte Minerals promove nova rodada de oficinas de Educação Ambiental em Canaã dos Carajás

• Atividades entram no quarto mês e seguem mensalmente até junho;
  • Com programação diversa e gratuita, ações são direcionadas às comunidades vizinhas ao Projeto Vermelho e priorizam mulheres e crianças

A Horizonte Minerals – empresa com ações nas bolsas de Londres e do Canadá e atuação no Pará – promove ações com moradores e colaboradores, no dia 16 de abril, dando continuidade às atividades do Programa de Educação Ambiental (PEA), em Canaã dos Carajás, no Sudeste do Pará. Desta vez, a ação tem como foco a confecção de cartazes temáticos sobre o tema de mudanças climáticas e produção em macramé.

O Programa prevê ainda ações no dia 21 de maio com apresentação teatral sobre a temática do Dia do Meio Ambiente; e, por fim, em junho, uma gincana ambiental que ensinará sobre resíduos sólidos, além de um evento de ação social com oferta de serviços à comunidade.

As atividades do Programa de Educação Ambiental são gratuitas e englobam ações educativas e interativas com metodologia adequada para os públicos-alvo: mulheres e crianças do Acampamento Serra Dourada e colaboradores. O PEA é executado pela UPbio Consultoria Ambiental, formado por uma equipe multidisciplinar de gestores ambientais, pedagogos e tecnólogos em Meio Ambiente. As ações são realizadas mensalmente, iniciaram em janeiro e devem ocorrer até junho.

“Já estamos no quarto mês de atividades e os participantes estão familiarizados com os temas e, principalmente, mais conscientes do seu papel em relação ao meio ambiente”, afirma Flavia Veronese, gerente de Meio Ambiente da Horizonte Minerals.  Já o gerente de Relacionamento com Comunidades da Horizonte Minerals, Nildo Frasão, destaca a expectativa das próximas atividades: “em junho, teremos um grande evento para marcar essa troca de experiência durante todo o semestre e comemorar o engajamento de todos”.

A moradora de Canaã dos Carajás, Regiane Pinto Martins, 48 anos, participou das atividades do PEA em março e aprovou a iniciativa. “Gostaria de parabenizar toda a equipe organizadora da Oficina de Aromatizantes Ecológicos, pois afirmo com propriedade que todos que participaram tiveram a oportunidade de aprender não somente a produzir o aromatizante para rendimento financeiro, mas a produzir de maneira consciente, sem degradar o meio ambiente”, comenta.

Regiane avalia que a Educação Ambiental incentiva a valorização e o cuidado com os recursos naturais. “Todas as palestras, oficinas e cursos foram ministrados com muita responsabilidade e comprometimento, visando o bem-estar da sociedade e de todos que dela fazem parte, principalmente as nossas crianças, que são o futuro da humanidade”, diz.

Colaboradores -   as atividades educativas e informativas para os empregados e contratados da Horizonte Minerals são realizadas no formado de Diálogo Diário de Sustentabilidade (DDS) com duração de 20 minutos e dinâmicas, estimulando a participação e interação sobre os temas propostos. Em cada DDS são distribuídos prêmios para aqueles participantes que respondem corretamente às perguntas associadas ao tema.

A Horizonte Minerals é uma empresa de níquel com atuação no Brasil, listada nas Bolsas de Valores de Londres e de Toronto. A companhia possui dois projetos no Estado do Pará: o Araguaia e o Vermelho, ambos de larga escala, alto teor de níquel, baixa emissão de carbono e escaláveis.

O Projeto Araguaia está em construção e vai produzir, inicialmente, 14,5 mil toneladas de níquel por ano para abastecer o mercado de aço inox, podendo ser expandido para 29 mil toneladas. O Projeto Vermelho está em fase de estudo de viabilidade e produzirá 25.000 toneladas de níquel, podendo duplicar a produção, e 1.250 toneladas de cobalto para abastecer o setor de baterias. O perfil de produção da Horizonte Minerals a médio prazo, considerando os dois projetos, é de mais de 60.000 toneladas de níquel por ano, o que pode posicionar a Empresa como uma produtora de níquel relevante globalmente. A Horizonte está desenvolvendo um novo distrito de níquel no Brasil, que se beneficiará da infraestrutura estabelecida no distrito minerário de Carajás.

Para mais informações, visite www.horizonteminerals.com.br

Taís Barros– (11) 3330-3815