24/08/2023 Download .pdf version

HORIZONTE MINERALS PLC NOMEIA DIRETOR DE OPERAÇÕES
DO PROJETO ARAGUAIA NÍQUEL

Horizonte Minerals Plc (AIM/TSX: HZM) (“Horizonte” ou a “Companhia”), uma empresa de níquel que desenvolve dois ativos Classe 1 no Brasil, tem a satisfação de fortalecer sua equipe de gestão com a nomeação do Sr. Fernando Marino como Diretor de Operações do Projeto Araguaia Níquel ("Araguaia" ou "o Projeto").

Jeremy Martin, CEO da Horizonte, comentou: “Temos o prazer de receber Fernando como Diretor de Operações do Projeto Araguaia Níquel, o que representa um marco importante para a Horizonte enquanto nos preparamos para colocar o Araguaia em produção, uma vez que a construção está cerca de 65% concluída. A vasta experiência do Fernando em comissionamento, ramp-up de produção, e gerenciamento de operações de níquel no Brasil, somadas a mais de 20 anos de atuação no engajamento com partes interessadas no estado do Pará, será inestimável no Araguaia e estamos ansiosos para trabalhar com ele.” Fernando tem mais de 35 anos de experiência no setor de recursos naturais, com forte histórico de ramp-up e operação de unidades de mineração no Brasil. Ele trabalhou em diversas operações para a Vale no Brasil, inclusive como Diretor de Operações de Onça Puma, uma operação de ferroníquel no estado do Pará, localizada cerca de 250 km do Araguaia. Durante sua passagem por Onça Puma, gerenciou a fase inicial de ramp-up e posteriormente implementou melhorias no projeto original do forno em conjunto com a Hatch (fornecedora do forno elétrico do Araguaia). Além disso, liderou uma revisão abrangente dos procedimentos operacionais, de manutenção e de segurança, resultando em uma produção anual recorde de 25.000 toneladas de níquel sem acidente com afastamento. Antes de ingressar na Horizonte, Fernando foi Gerente Executivo das Operações de Metais Básicos da Vale no Atlântico Sul, e anteriormente foi responsável pelas operações de mina e planta de cobre do Salobo.

A Horizonte Minerals está desenvolvendo dois projetos Classe 1, 100% de sua propriedade no Estado do Pará: o Projeto Araguaia Níquel e o Projeto Vermelho de Níquel e Cobalto. Ambos de grande escala, alto teor de níquel, baixo custo, baixa emissão de carbono e escaláveis. O Projeto Araguaia está em construção, com o primeiro metal previsto para o 1º trimestre de 2024. Quando estiver com as Linhas 1 e 2 em fase de produção, produzirá 29.000 toneladas de níquel por ano. O Projeto Vermelho está em fase de estudo de viabilidade e deverá fornecer níquel para o mercado de metais críticos. O perfil de produção combinado da Horizonte Minerals de mais de 60.000 toneladas de níquel por ano posiciona a Empresa como uma produtora de níquel relevante globalmente. Os três principais acionistas da Horizonte são La Mancha Investments S.à r.l., Glencore plc e Orion Resource Partners LLP.

Para mais informações, visite www.horizonteminerals.com.br ou entre em contato: