16/02/2023 Download .pdf version

HORIZONTE MINERALS PLC ASSINA CONTRATO DE SERVIÇOS DE MINERAÇÃO PARA O PROJETO ARAGUAIA NÍQUEL COM A FAGUNDES CONSTRUÇÃO E MINERAÇÃO

DESTAQUES:

·        Contrato de serviços de mineração assinado é de cinco anos. Pre-stripping com início previsto para Abril de 2023;

·        Os custos operacionais de mina estão alinhados com as premissas do Estudo de Viabilidade, garantindo que o Araguaia permaneça na meta de ser uma operação de níquel posicionada no menor quartil de custos;

·        Construção do Araguaia permanece dentro do cronograma e do orçamento

A Horizonte Minerals Plc (AIM/TSX: HZM) (“Horizonte” ou a “Empresa”) tem o prazer de anunciar que firmou acordo de serviços de operação de mina de cinco anos, garantindo assim serviços para operação de mina, geração de pilhas de estocagem, alimentação de plantas e manuseio de escória para o Projeto Araguaia Níquel, 100% de sua de propriedade, cuja construção está em andamento e a primeira produção segue prevista para o primeiro trimestre de 2024.

O contrato foi firmado com a Fagundes Construção e Mineração (“Fagundes”), uma empresa brasileira líder, com forte histórico de prestação de serviços de mineração no Brasil e no estado do Pará. O contrato de cinco anos (com opção de prorrogação por mais cinco anos) está de acordo com as premissas de custo aplicadas ao estudo de viabilidade da Horizonte Minerals e representa outro marco importante de redução de riscos, garantindo que os custos operacionais estejam no quartil inferior da curva de custos do níquel.

A Fagundes fornecerá uma frota de operação de mina composta por mais de 70 unidades, ligadas com o sequenciamento de produção da mina e sua sazonalidade climática, frota esta composta por marcas líderes em termos de segurança, tecnologia incorporada, desempenho e confiabilidade. A frota principal incluirá escavadeiras hidráulicas de 45 toneladas, caminhões basculantes de 35 toneladas, caminhões articulados de 28 toneladas e pás carregadeiras de 18 toneladas.

Todos os serviços prestados pela Fagundes atenderão às normas de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SSMA) da Horizonte Minerals e da legislação vigente. Aspectos de Saúde, Segurança e Meio ambiente foram um foco central para a empresa durante o processo de concorrência e agora no processo de mobilização, o que permitiu à Horizonte selecionar entre um amplo grupo de prestadoras de serviço pré-qualificadas e ativas na região. A administração da Horizonte vai trabalhar em estreita colaboração com a Fagundes para fornecer direionamento, governança e apoio à medida que a mobilização da equipe de serviços de mineração e as atividades de pre-stripping comecem no início do segundo trimestre de 2023.

Jeremy Martin, CEO da Horizonte Minerals, comentou:

Temos o prazer de trabalhar ao lado da Fagundes, uma importante empreiteira do setor de mineração que atua no Brasil há mais de 35 anos. Com outros clientes como Vale e Anglo American, é uma operadora experiente e com um histórico sólido no setor. A assinatura do contrato de serviços de mineração é um importante passo à frente, com as atividades de pre-stripping previstas para começar no início do segundo trimestre de 2023, o próximo passo em nossa jornada de desenvolvedor a produtor.

“As atividades de construção no Araguaia continuam dentro do cronograma e do orçamento, com o primeiro níquel previsto para o primeiro trimestre de 2024. À medida que atingimos cada um de nossos marcos, continuamos nos aproximando de desbloquear o valor total do Araguaia e, de forma mais ampla, do portfólio de ativos Tier 1 da Horizonte, seguindo com nosso objetivo de nos tornarmos um produtor de níquel de baixo custo.”

A Horizonte Minerals plc (AIM & TSX: HZM) está desenvolvendo dois projetos Classe 1, 100% de sua propriedade no Estado do Pará: o Projeto Araguaia Níquel e o Projeto Vermelho de Níquel e Cobalto. Ambos de grande escala, alta qualidade, baixo custo, baixo carbono e escaláveis.  O Projeto Araguaia está em construção, com o primeiro metal previsto para o início de 2024. Quando estiver com as Linhas 1 e 2 em fase de produção, produzirá 29.000 toneladas de níquel por ano. O Projeto Vermelho de Níquel e Cobalto está em fase de Estudo de Viabilidade e produzirá 25 mil toneladas de níquel e 1.250 toneladas de cobalto para abastecer o mercado de baterias de veículos elétricos. O perfil de produção combinado de curto prazo da Horizonte Minerals é de mais de 60.000 toneladas de níquel por ano, o que posiciona a Companhia como um produtor de níquel relevante globalmente. Os três principais acionistas da Horizonte Minerals são La Mancha Investments S.à r.l., Glencore plc e Orion Resource Partners LLP.

Sobre a Fagundes Construção e Mineração

A Fagundes Construção e Mineração (Fagundes) é uma das empreiteiras do setor de mineração mais conhecidas do Brasil, atualmente trabalhando em sete dos 27 estados do país, em uma variedade de metais básicos. Fundada em 1985 por José e Nelsi Fagundes, mantém os valores da família de respeito e determinação, mantendo o compromisso com boas práticas ambientais. Entre os principais clientes estão Vale, Anglo American, Gerdau e SSM Mineração.

Para mais informações, acesse www.horizonteminerals.com.br

Taís Barros – (11) 3330-3815