16/02/2023 Download .pdf version

Horizonte Minerals e FIEPA iniciam cursos de capacitação do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores em Conceição do Araguaia

·         Primeira turma começa no dia 13 de fevereiro

·         Objetivos

o   Capacitar fornecedores para o Projeto Araguaia Níquel e demais empreendimentos industriais da região;

o   Capacitar profissionais do setor de Turismo;

o   Contribuir para o fortalecimento da economia local

A Horizonte Minerals – empresa com ações na bolsa de Londres e do Canadá e atuação no Pará – e a Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), por meio da iniciativa REDES, dão início aos cursos de capacitação do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF). Ao todo, o Programa de Desenvolvimento de Fornecedores irá selecionar 90 empresas para participar das capacitações.

Na segunda-feira (13/2) tem início a primeira turma com a capacitação voltada para fornecedores e prestadores de serviços de 15 empresas pré-selecionadas.  O primeiro módulo aplicado será Modelagem de Negócios e Liderança Empreendedora, voltado para prestadores de serviços diversos. Nos dias 14 e 15 de fevereiro o curso Modelagem de Negócios é destinado a profissionais de Turismo, especificamente, por meio do programa +Turismo. A capacitação vai reunir cerca de 30 pessoas, neste primeiro momento abordando a melhoria da gestão de negócios desse segmento. As aulas acontecem no auditório da padaria Mil Sabores, localizado à avenida 7 de Setembro, 3557, Centro de Conceição do Araguaia.

“Estamos felizes com o início das capacitações, pois sabemos que essa ação vai contribuir para ampliar a qualidade dos serviços prestados pelas empresas de Conceição do Araguaia onde o Projeto Araguaia está inserido, além de qualificar a cadeia produtiva do turismo, que é um importante segmento da economia do município”, afirma André Vasconcelos, gerente de Relacionamento com a Comunidade da Horizonte Minerals.

O desenvolvimento sustentável da comunidade local é parte integrante da estratégia da Horizonte Minerals. “Nosso compromisso é construir, juntamente com a comunidade de Conceição do Araguaia, um legado social e econômico para a região, a fim de impulsionar e desenvolver constantemente novas empresas e profissionais para fazerem parte do crescimento regional e do estado do Pará, criando mais oportunidades para maximizar as compras e as contratações locais” complementa o executivo. As próximas turmas estão previstas para março e vão abordar novos módulos, como Liderança Empreendedora, Desenvolvimento de Equipes, Finanças, Marketing e Vendas e Mais Digital e Assessoria.

Programa de Desenvolvimento de Fornecedores

O principal objetivo do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores é fornecer conhecimento e ferramentas de gestão para empreendedores locais, que proporcionem melhor desempenho em suas atividades produtivas, além de fomentar novas oportunidades de negócios. A parceria foca na sustentabilidade econômica, a fim de garantir um relacionamento baseado em excelência e troca de experiências entre empresas e fornecedores locais. Dessa forma, as empresas locais estarão mais preparadas para aproveitar as oportunidades proporcionadas pelo Projeto Araguaia e por outras iniciativas na região.

Além das capacitações e da assessoria de negócios, estão previstas atividades que incluem o mapeamento de demandas e divulgação sobre o processo de cadastramento, contratação e avaliação de fornecedores. A parceria deve promover ainda rodadas de negócios presenciais e on-line e ações para fortalecer associações e cooperativas da região do Projeto Araguaia.

Projeto Araguaia e sua capacidade de produção

Presente no Pará há mais de 10 anos, a Horizonte Minerals começou a construção do Projeto Araguaia no início de 2022 e a previsão é que as obras sejam concluídas em dois anos. Com vida útil da mina prevista para 28 anos, prorrogáveis, a planta produzirá até 14.500 t/ano de níquel em sua primeira etapa, com potencial de expansão para dobrar esse volume. O cronograma de construção segue avançado e dentro dos prazos estabelecidos. A previsão de início de operação é o primeiro trimestre de 2024.

A Horizonte Minerals é uma empresa de níquel com atuação no Brasil, listada nas Bolsas de Valores de Londres e de Toronto. A companhia possui dois projetos no Estado do Pará: o Araguaia e o Vermelho, ambos de larga escala, alto teor de níquel, baixa emissão de carbono e escaláveis.

O Projeto Araguaia está em construção e vai produzir 29 mil toneladas de níquel por ano para abastecer o mercado de aço inox. O Projeto Vermelho está em fase de estudo de viabilidade e produzirá 25.000 toneladas de níquel e 1.250 toneladas de cobalto para abastecer o setor de baterias. O perfil de produção da Horizonte Minerals a curto prazo, considerando os dois projetos, é de mais de 60.000 toneladas de níquel por ano, o que posiciona a Empresa como uma produtora de níquel relevante globalmente. A Horizonte está desenvolvendo um novo distrito de níquel no Brasil, que se beneficiará da infraestrutura estabelecida, incluindo energia hidrelétrica disponível no distrito minerário de Carajás.

Sobre a REDES-FIEPA

A REDES-FIEPA é uma iniciativa do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA) que atua na promoção da sustentabilidade econômica na cadeia produtiva paraense. Criada no ano 2000, a REDES é indutora de negócios entre os projetos industriais instalados, em ampliação ou em instalação no Pará e os fornecedores paraenses. A iniciativa contribui para o aumento do volume de negócios do Estado e, indiretamente, com a geração de emprego e renda e arrecadação de tributos. Há 70 anos, a Federação das Indústrias do Estado do Pará atua na história da instalação do setor produtivo paraense, busca atender desde a expansão da indústria até a instalação e o bem-estar dos trabalhadores industriais.

Para mais informações, visite www.horizonteminerals.com.br ou entre em contato: