17/05/2023 Download .pdf version

Dia do Meio Ambiente é tema de programação da Horizonte Minerals em Canaã dos Carajás

·      O Programa de Educação Ambiental da Horizonte Minerals aborda o Dia do Meio Ambiente por meio do teatro;

·      As atividades incluem empregados diretos e de empresas terceirizadas

A Horizonte Minerals – empresa com ações nas bolsas de Londres e do Canadá e atuação no Pará – antecipa os debates sobre o Dia do Meio Ambiente nas atividades do Programa de Educação Ambiental (PEA), realizadas em Canaã dos Carajás, no Sudeste do Pará. No dia 20 de maio, haverá teatro de bonecos, oficina de produção de sabonetes artesanais e distribuição de material informativo para os moradores da comunidade, abordando a temática relacionada à data.

“Para as empresas do setor de mineração, o Dia do Meio Ambiente é importante para refletir sobre as nossas práticas, como estamos inseridos nesse contexto e de que forma podemos evoluir ainda mais nesse quesito. O contato com a comunidade e o reforço dessa mensagem de respeito ao meio ambiente é uma dessas ações importantes, que impactam de forma positiva o futuro da sociedade”, comenta a diretora de ESG da Horizonte Minerals, Flávia Veronese.

Ainda na programação do PEA, há ações voltadas para os colaboradores, entre empregados diretos e de empresas terceirizadas. Neste, o material informativo e os diálogos diários de segurança focam na “Prevenção de doenças transmissíveis por vetores” como, por exemplo, a dengue, malária, chagas, entre outras enfermidades causadas por mosquitos, carrapatos, barbeiros e outros insetos comuns em regiões rurais. As atividades do PEA no primeiro semestre encerram em junho, com uma gincana ambiental que vai abordar o tema de resíduos sólidos, além de um evento de ação social com oferta de serviços à comunidade.

“Estamos caminhando para encerrar as atividades do PEA, em junho, com uma participação interessante dos moradores nas atividades do programa, cada vez mais engajados em contribuir para o debate sobre a preservação ambiental”, comenta o gerente de Relacionamento com Comunidades da Horizonte Minerals, Nildo Frasão.

Totalmente gratuitas, as atividades do Programa de Educação Ambiental englobam ações educativas e interativas com metodologia adequada para os públicos-alvo: mulheres e crianças do Acampamento Serra Dourada e colaboradores. O PEA é executado pela UPbio Consultoria Ambiental, formado por uma equipe multidisciplinar de gestores ambientais, pedagogos e tecnólogos em Meio Ambiente. As ações são realizadas mensalmente, iniciaram em janeiro e devem ocorrer até junho.

A Horizonte Minerals está desenvolvendo dois projetos Classe 1, 100% de sua propriedade no Estado do Pará: o Projeto Araguaia Níquel e o Projeto Vermelho de Níquel e Cobalto. Ambos de grande escala, alto teor de níquel, baixo custo, baixa emissão de carbono e escaláveis. O Projeto Araguaia está em construção, com o primeiro metal previsto para o início de 2024. Quando estiver com as Linhas 1 e 2 em fase de produção, produzirá 29.000 toneladas de níquel por ano. Projeto Vermelho está em fase de estudo de viabilidade e deve produzir 24.000 toneladas de níquel e 1.250 toneladas de cobalto por ano para abastecer o mercado de baterias de veículos elétricos. O perfil de produção da Horizonte Minerals a curto prazo, considerando os dois projetos, de mais de 60.000 toneladas de níquel por ano, posiciona a Empresa como uma produtora de níquel relevante globalmente. Os três principais acionistas da Horizonte são La Mancha Investments S.à r.l., Glencore plc e Orion Resource Partners LLP.

Para mais informações, visite www.horizonteminerals.com.br  ou entre em contato: