07/06/2023 Download .pdf version

Capacitações encerram semestre com cursos para empreendedores e profissionais de turismo em Conceição do Araguaia, no Pará

As atividades do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF) e do Programa de Fortalecimento do Turismo deste semestre encerram, em Conceição do Araguaia, no Sudeste paraense, com novos cursos. A parceria da Horizonte Minerals com a Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), por meio da iniciativa REDES, oferta as capacitações “+ Digital”, nos dias 14 e 15, e Certificação das empresas, no dia 23 de junho. De 12 a 15 de junho, os participantes serão capacitados nas funções de agente de viagens, de mobilidade urbana e atendimento ao público no terminal rodoviário municipal.

“Desde fevereiro iniciamos as ações em parceria com a Fiepa e acredito que o resultado é excelente, com os participantes muito mais capacitados como fornecedores, muito mais preparados para desenvolver seus empreendimentos e prestar um serviço com mais qualidade. Conseguimos nesse semestre criar um ambiente de negócios mais interessante para todos”, afirma o diretor de Suprimentos da Horizonte Minerals, Pedro Nicolau.

As atividades do próximo semestre do PDF e capacitações no setor de turismo serão planejadas no mês de julho e devem começar em agosto com novos cursos e cronograma a ser definido entre a Horizonte Minerals e a FIEPA. A intenção é realizar as capacitações de forma continuada e agregar novos interessados. Mais informações sobre as atividades voltadas aos empreendedores podem ser acessadas com o consultor técnico da FIEPA, Raphael Braga, pelo telefone (94) 99186-8989 e pelo e-mail redes.raphael@fiepa.org.br,  ou pessoalmente, no escritório da FIEPA, na Avenida JK, 3657, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e 14h às 18h.

Os participantes dos cursos passaram por avaliação presencial e tiveram seus empreendimentos visitados por consultores do programa.  Ao todo, o PDF selecionou 90 empresas para participar das capacitações e também das mentorias, que servem para acompanhar a aplicação de metodologias e avaliar a efetividade da absorção e aplicação dos conteúdos. Os certificados são entregues ao final dos cursos.

Programa de Desenvolvimento de Fornecedores

O principal objetivo do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores é fornecer conhecimento e ferramentas de gestão para empreendedores locais, que proporcionem melhor desempenho em suas atividades produtivas, além de fomentar novas oportunidades de negócios. A parceria foca na sustentabilidade econômica, a fim de garantir um relacionamento baseado em excelência e troca de experiências entre empresas e fornecedores locais. Dessa forma, as empresas da região estarão mais preparadas para aproveitar as oportunidades proporcionadas pelo Projeto Araguaia e por outras iniciativas.

Além das capacitações e da assessoria de negócios, estão previstas atividades que incluem o mapeamento de demandas, divulgação sobre o processo de cadastramento, contratação e avaliação de fornecedores e mentoria. A parceria deve promover, ainda, rodadas de negócios presenciais e on-line e ações para fortalecer associações e cooperativas da região do Projeto Araguaia.

Projeto Araguaia

Presente no Pará há mais de 10 anos, a Horizonte Minerals começou a construção do Projeto Araguaia no início de 2022 e a previsão de início de operação é no primeiro trimestre de 2024. O cronograma de construção segue avançado, com mais de 50% das obras concluídas e dentro dos prazos estabelecidos.

A Horizonte Minerals plc (AIM & TSX: HZM) está desenvolvendo dois projetos Classe 1, 100% de sua propriedade no Estado do Pará: o Projeto Araguaia Níquel e o Projeto Vermelho de Níquel e Cobalto. Ambos de grande escala, alto teor de níquel, baixo custo, baixa emissão de carbono e escaláveis. O Projeto Araguaia está em construção, com o primeiro metal previsto para o início de 2024. Quando estiver com as Linhas 1 e 2 em fase de produção, produzirá 29.000 toneladas de níquel por ano. Projeto Vermelho está em fase de estudo de viabilidade e deve produzir 24.000 toneladas de níquel e 1.250 toneladas de cobalto por ano para abastecer o mercado de baterias de veículos elétricos. O perfil de produção da Horizonte Minerals, considerando os dois projetos, de mais de 60.000 toneladas de níquel por ano, posiciona a Empresa como uma produtora de níquel relevante globalmente. Os três principais acionistas da Horizonte são La Mancha Investments S.à r.l., Glencore plc e Orion Resource Partners LLP.

Sobre a REDES-FIEPA

A REDES-FIEPA é uma iniciativa do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA) que atua na promoção da sustentabilidade econômica na cadeia produtiva paraense. Criada no ano 2000, a REDES é indutora de negócios entre os projetos industriais instalados, em ampliação ou em instalação no Pará e os fornecedores paraenses. A iniciativa contribui para o aumento do volume de negócios do Estado e, indiretamente, com a geração de emprego e renda e arrecadação de tributos. Há 70 anos, a Federação das Indústrias do Estado do Pará atua na história da instalação do setor produtivo paraense, busca atender desde a expansão da indústria até a instalação e o bem-estar dos trabalhadores industriais.

Para mais informações, visite www.horizonteminerals.com.br  ou entre em contato: