15/07/2021 Download .pdf version

PROJETO ARAGUAIA
ATUALIZAÇÃO OPERACIONAL

A Horizonte Minerals Plc, (AIM: HZM, TSX: HZM) (“Horizonte” ou “a Empresa”) empresa de níquel com foco no Brasil, apresenta uma atualização operacional sobre o Projeto Araguaia Níquel (“Araguaia” ou “o Projeto”).

Destaques:

• Avanço significativo nas principais atividades de preparação para execução de projeto, incluindo o processo de concorrência para o fornecimento dos principais equipamentos de processo, fornos elétricos e serviços de engenharia e gerenciamento de projetos (EPCM)
  • Operational Readiness Plan (Plano de Prontidão Operacional) bem avançado, com todas as licenças-chave em vigor para início da construção
  • As conversas sobre o financiamento seguem progredindo dentro das expectativas. Aprovação dos comitês de créditos para o instrumento de dívida sênior (senior debt facility) prevista para o terceiro trimestre de 2021, conforme anunciado anteriormente
  • Principais programas ambientais e sociais continuam em preparação para a fase de construção
  • Formação da equipe de execução de projeto continua a apoiar a transição para a construção, com a transferência do Head de Projetos para o Brasil e a nomeação dos Gerentes de Engenharia e de Comunidade, Saúde e Segurança em continuidade à formação da equipe de execução de projeto

Jeremy Martin, CEO da Horizonte, comentou: “Nos seis meses desde a conclusão do trabalho de engenharia de valor (value engineering), ocorreram avanços significativos nos planos de implementação do Projeto. Processos de quotação foram concluídos para aproximadamente US$230M em equipamentos e serviços-chave, a serem fornecidos sob contrato, pelos principais fornecedores do setor. Este progresso possibilitou avançar ainda mais o plano de execução de projeto, melhor refletindo o contexto atual no Brasil e nos permitindo entregar com sucesso um projeto de níquel de classe 1. Avançamos com o instrumento de dívida sênior após a conclusão da due diligence pelo sindicato de bancos, com a aprovação do comitê de crédito em andamento, com conclusão prevista para o terceiro trimestre de 2021.

Mike Drake, nosso recém-nomeado Head de Projetos, chegou ao Brasil com segurança, reabriu o escritório de Belo Horizonte com êxito e está rapidamente formando nossa equipe de execução de projeto. Junto com o excelente progresso das nossas iniciativas de financiamento e a recente elevação do preço do níquel, é empolgante ver uma ampliação da nossa atividade no Brasil, à medida que se intensifica a nossa preparação para iniciar a construção nos próximos meses.”

Prontidão para Execução de Projeto (Project Execution Readiness)
Com base no  escopo otimizado e no plano de execução gerado pelo trabalho de Engenharia de Valor (ver anúncio de 04 de dezembro de 2020), os últimos seis meses foram focados nos preparativos finais para execução do projeto.

Os objetivos deste processo de prontidão de projeto são:

• Definir a especificação final dos equipamentos de processo e os fornecedores que serão utilizados pelo Projeto, particularmente para o forno elétrico e o forno rotativo;
  • Identificar e engajar o fornecedor de  EPCM (Engineering, Procurement and Construction Management, ou Gestão de Engenharia, Suprimentos e Construção) melhor posicionado para entregar o Projeto;
  • Atualizar e detalhar o Plano de Execução de Projeto para refletir essas informações; e
  • Otimizar o Plano de Prontidão Operacional.

Os principais resultados do trabalho incluem:

• Priorização da aquisição de equipamentos de processos interligados, como 'pacotes de ilhas de processo' (‘process island packages’), sempre que possível, para reduzir o risco de interface;
  • Negociações contratuais bem avançadas com todos os principais fornecedores, após a conclusão de uma avaliação detalhada e rigorosa de todas as propostas técnicas e comerciais recebidas, seguida pelo processo de otimização de propostas;
  • Processo de concorrência concluído e progressos significativos realizados nos seguintes pacotes-chave:
    • Equipamentos de processo, incluindo britadores, correias transportadoras, parte elétrica, secador, forno rotativo, coletor de poeira e refino;
    • Forno elétrico e sistema de transferência de calcinado;
    • Serviço de EPC (Engenharia, Compras e Construção) para linha de transmissão terrestre e para as principais infraestruturas elétricas; e
    • Contratos de construção, incluindo terraplenagem, infraestrutura e serviços de construção temporária e obras civis;
  • Propostas de mercado atualizadas para os principais insumos do OPEX (operational expenditure, ou despesas operacionais); e
  • Despesas de capital (CAPEX) e despesas operacionais (OPEX) permanecem alinhadas ao trabalho de Engenharia de Valor.

Meio Ambiente e Social
As frentes de trabalho ambiental e social da Horizonte são fundamentais para nossa licença social para operar. Como parte da fase de due diligence do financiamento e em preparação para a construção do Projeto, a equipe de Sustentabilidade diminuiu ainda mais o risco do Projeto Araguaia ao completar uma série de planos de gestão para garantir que o Araguaia continue em conformidade com os Princípios do Equador (IV) e com os Padrões de Desempenho da Corporação Financeira Internacional (International Finance Corporation, IFC), com apoio das consultorias ERM e Kienbaum.

A Empresa licenciou todos os componentes da infraestrutura do Araguaia, incluindo a concessão de licenças de instalação para a linha de transmissão e para a adutora no início de 2021.
Um conjunto completo de planos de controle social e ambiental foi desenvolvido como parte das licenças ambientais de instalação do Araguaia e diversos programas foram iniciados antes da construção. Alguns exemplos de trabalhos iniciados incluem o plano de ação de reassentamento, programa de comunicação social, melhorias de segurança para comunidades escolares localizadas ao longo da rodovia PA-449 e o programa de apoio ao desenvolvimento municipal.

Equipe
O novo Head de Projetos da Empresa, Michael Drake (ver anúncio de 01 de março de 2021), se transferiu para o Brasil e está trabalhando no escritório de Belo Horizonte. Mike está formando a equipe de execução. Funções incluindo gestores de controle de projetos, suprimentos e contratos, recursos humanos, relações trabalhistas e construção estão planejadas para mobilização em julho de 2021, complementando a forte equipe técnica, ambiental e de licenciamento já existente na Horizonte.

Os escritórios da Empresa em Belo Horizonte e Londres estão agora abertos, operando em capacidade compatível com rigorosas medidas de saúde e segurança relacionadas à Covid.

Para mais informações, visite www.horizonteminerals.com ou entre em contato:

Peel Hunt (NOMAD & Broker)

A Horizonte Minerals plc é uma empresa de desenvolvimento de níquel focada no Brasil, listada nas
bolsas de valores de Londres (AIM) e Toronto (TSX). A Empresa está desenvolvendo o Projeto Araguaia,
como a próxima grande mina de ferroníquel no Brasil, e o Projeto Vermelho de níquel-cobalto, com o
objetivo de fornecer níquel e cobalto ao mercado de baterias de veículos elétricos. Os dois projetos
são 100% pertencentes à Empresa.

Exceto por declarações de fatos históricos relacionados à Empresa, determinadas informações contidas neste comunicado à imprensa constituem "informações prospectivas" sob a legislação canadense de valores mobiliários. As informações prospectivas incluem, mas não estão limitadas a, declarações relacionadas ao potencial dos projetos minerais atuais ou futuros da Empresa; o sucesso das atividades de exploração e mineração; custo e tempo de exploração, produção e desenvolvimento futuros; a estimativa dos recursos minerais e reservas e a capacidade da Empresa para atingir seus objetivos em relação ao crescimento de seus recursos minerais; e a realização de estimativas de reservas e recursos minerais. Geralmente, as informações prospectivas podem ser identificadas pelo uso de terminologia prospectiva, como "planeja", "espera" ou "não espera", "é esperado", "orçamento", "programado", "estima", "projeta", "pretende", "prevê" ou "não prevê", ou "acredita", ou variações de tais palavras e frases ou declarações que determinadas ações, eventos ou resultados "podem", "poderiam", "seriam", "serão considerados", "ocorrem" ou "são alcançados". As informações prospectivas são baseadas em premissas, estimativas, análises e pareceres razoáveis da administração, feitos à luz de sua experiência e sua percepção das tendências, condições atuais e desenvolvimentos esperados, bem como outros fatores que a administração acredita serem relevantes e razoáveis nas circunstâncias presentes na data em que tais declarações são feitas, e estão inerentemente sujeitas a riscos conhecidos e desconhecidos, incertezas e outros fatores que podem fazer com que os resultados reais, nível de atividade, desempenho ou realizações da Empresa sejam substancialmente diferentes daqueles  expressos ou implícitos por tais informações prospectivas, incluindo, entre outros, riscos relacionados a: riscos de exploração e mineração, competição de concorrentes com maior capital; a falta de experiência da Empresa em relação às operações de mineração em fase de desenvolvimento; flutuações nos preços dos metais; riscos não segurados; requisitos ambientais e outros requisitos regulatórios; exploração, mineração e outras licenças; as obrigações de pagamentos futuros da Empresa; potenciais disputas em relação ao título da Empresa a, e a área de, suas concessões de mineração; a dependência da Empresa de sua capacidade de obter financiamento suficiente no futuro; a dependência da Empresa de suas relações com terceiros; as joint ventures da Empresa; o potencial de flutuações cambiais e instabilidade política ou econômica nos países em que a Empresa atua; flutuações cambiais; a capacidade da Empresa de gerenciar seu crescimento de forma eficaz; o mercado de negociação das ações ordinárias da Empresa; incerteza com relação aos planos da Empresa de continuar a desenvolver suas operações e novos projetos; a dependência da Empresa do pessoal chave; possíveis conflitos de interesse dos conselheiros e diretores da Empresa e diversos riscos associados à estrutura legal e regulatória dentro da qual a Empresa atua. Embora a administração da Empresa tenha tentado identificar fatores importantes que poderiam causar resultados reais materialmente diferentes daqueles contidos em informações prospectivas, pode haver outros fatores que fazem com que os resultados reais não sejam como os previstos, estimados ou pretendidos. Não pode haver garantia de que tais declarações se mostrarão precisas, pois os resultados reais e eventos futuros podem diferir materialmente daqueles previstos em tais declarações.