17/06/2021 Download .pdf version

Projeto Araguaia Atualização Financeira

A Horizonte Minerals Plc, (AIM: HZM, TSX: HZM) (‘Horizonte’ ou ‘a Empresa’) empresa de níquel com foco no Brasil, apresenta uma atualização do processo de financiamento do Projeto Araguaia Níquel ('Araguaia' ou 'o Projeto'), à medida que o Projeto avança para a construção.

Destaques:

• Processo de aprovação de crédito em andamento seguindo conclusão de due diligence pelos Financiadores Internacionais. Aprovação de crédito prevista para o terceiro trimestre de 2021.
  • Expectativa de que o instrumento de dívida sênior (Senior Debt Facility) se beneficie de apoio significativo de Agências de Crédito à Exportação (ECAs).
  • Acordo com investidor estratégico e contratos de venda (offtake agreements) bem avançados, com expectativa de conclusão logo após a aprovação do crédito.

A Empresa tem feito um excelente progresso nas principais frentes de trabalho do Project finance em 2021 e tem a satisfação de confirmar que os cinco bancos internacionais (juntos “Financiadores Internacionais”) mandatados para o instrumento de dívida de US$325 milhões integrante do pacote de Project finance (Senior Debt Facility) já começaram seus processos formais de aprovação de crédito. Isso acontece após um amplo processo de due diligence, incluindo due diligence técnica e due diligence socioambiental, realizadas respectivamente pela Micon International Limited e pela Arcadis, consultores independentes dos Financiadores Internacionais. A due diligence confirmou a robustez do Projeto e a utilização das melhores práticas ambientais, sociais e de governança (ESG), que continuarão a ser seguidas durante a implementação do Projeto. As conversas com as instituições financeiras brasileiras continuam progredindo bem.

Como anunciado anteriormente, a Empresa também tem conversado com várias Agências de Crédito à Exportação (ECAs) para obter suporte para uma parte significativa do instrumento de dívida sênior. Com a Empresa perto de finalizar a seleção dos principais fornecedores de equipamentos e serviços para o Projeto, essas discussões estão avançadas e espera-se agora um suporte de crédito de ECAs em nível significativo.

As aprovações de crédito dos Financiadores Internacionais são o catalisador para finalizar todos os outros componentes do pacote de Project finance. Embora a Empresa tenha continuado trabalhando com o final do primeiro semestre de 2021 como data alvo, a Horizonte não tem controle sobre o cronograma do processo de aprovação de crédito. A Empresa prevê o recebimento das aprovações de crédito no terceiro trimestre de 2021.

Em antecipação às aprovações finais de crédito para o instrumento de dívida sênior, a Horizonte continua avançando em todos os outros componentes do pacote de project finance e está em fase de documentação detalhada com um grande investidor estratégico. Além disso, diante do interesse expressivo pelo produto do Araguaia, a Empresa está em negociação final de um acordo de venda de longo prazo (offtake agreement) para o Projeto. Estes outros aspectos do pacote de project finance estão bem avançados e, portanto, a Empresa espera estar em condições de finalizar os acordos logo após receber as aprovações de crédito.

Jeremy Martin, CEO da Horizonte, comentou: “Estamos agora finalizando o processo de project financing para o Araguaia. Um volume significativo de trabalho foi concluído pela equipe nos últimos seis meses, particularmente no amplo processo de due diligence solicitado pelos Financiadores Internacionais. Gostaria de agradecer a todos os envolvidos neste processo que nos permitiu alcançar este ponto crítico, particularmente pela flexibilidade e dedicação para superar os desafios causados pela pandemia de Covid-19.

A conclusão deste rigoroso processo fortalece o status de projeto Classe 1 do Araguaia. Além disso, o apoio das Agências de Crédito à Exportação (ECAs) como parte do pacote significa que, em breve, finalizaremos os principais contratos para a execução do Projeto, o que nos permitirá iniciar a construção no fechamento do financiamento.”

Para mais informações, visite www.horizonteminerals.com ou entre em contato:

Peel Hunt (NOMAD & Joint Broker)

A Horizonte Minerals plc é uma empresa de desenvolvimento de níquel focada no Brasil, listada nas bolsas de valores de Londres (AIM) e Toronto (TSX). A Empresa está desenvolvendo o Projeto Araguaia, como a próxima grande mina de ferroníquel no Brasil, e o Projeto Vermelho de níquel-cobalto, com o objetivo de fornecer níquel e cobalto ao mercado de baterias de veículos elétricos. Os dois projetos são 100% pertencentes à Empresa.