29/04/2021 Download .pdf version

CONTRATO DO ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL E SOCIAL DO PROJETO VERMELHO CONCEDIDO À RAMBOLL

A Horizonte Minerals Plc, (AIM: HZM, TSX: HZM) (‘Horizonte’ ou ‘a Empresa’) a empresa de níquel com foco no Brasil, anuncia que concedeu à Ramboll o contrato do Estudo de Impacto Ambiental e Social (EIA) para o Projeto Vermelho de níquel cobalto (‘Vermelho’ ou o ‘Projeto’), 100% de propriedade da Empresa.

A Ramboll é uma das principais consultorias globais, com 300 escritórios em todo o mundo, incluindo em Belo Horizonte. Os serviços de Avaliação de Impacto da Ramboll são baseados tanto no entendimento comercial quanto no rigor técnico para entregar projetos avançados, sustentáveis e que agreguem valor à sociedade. A Horizonte já trabalhou anteriormente com a Ramboll na parte de hidrologia do principal projeto da Empresa, o Projeto de Ferroníquel Araguaia.

O Estudo de Impacto Ambiental e Social é uma parte essencial do processo de licenciamento do Projeto Vermelho e deve levar à concessão da Licença Prévia. Como o Vermelho está localizado no Pará, o órgão técnico responsável pela avaliação do Estudo de Impacto Ambiental e do Relatório será a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado do Pará, SEMAS.

A proprietária anterior, a Vale, realizou diversos estudos ambientais e sociais e chegou a uma decisão positiva de construção em 2015. O banco de dados criado pela Vale oferece um excelente histórico e uma base para os novos estudos de sustentabilidade. A Horizonte também está otimizando a engenharia para a opção de armazenamento de resíduos a seco (dry-stack) do Projeto Vermelho. Um benefício adicional do Projeto, resultante dessa otimização, é a produção de um subproduto, o fertilizante kieserita, que será vendido comercialmente no mercado agrícola do estado do Pará.

A Ramboll realizará novas campanhas de campo, de maneira segura diante da Covid-19, e está bem servida por sua atual equipe de sustentabilidade na região do Pará. O Estudo de Impacto Ambiental e Social, de forma integrada, refletirá o atual contexto físico, biológico e social e incluirá, mas não está limitado a:

• Disponibilidade e qualidade da água
  • Um estudo de linha de base de ar e ruído
  • Qualidade do solo
  • Um inventário de flora e fauna
  • Considerações socioeconômicas
  • Saúde e segurança na comunidade
  • Reassentamento
  • Patrimônio cultural

Além dos estudos relacionados às licenças locais, serão realizadas outras avaliações de impacto social e ambiental em conformidade com os Padrões de Desempenho da Corporação Financeira Internacional (International Finance Corporation, IFC) e os Princípios do Equador (IV).

O CEO da Horizonte, Jeremy Martin, comentou: “A nomeação da Ramboll destaca o nosso compromisso com os mais altos padrões de práticas de sustentabilidade no trabalho de desenvolvimento do Vermelho. O Vermelho é um projeto classe 1 de níquel-cobalto que entrará em operação para abastecer o mercado de baterias de veículos elétricos, em rápido crescimento. A conclusão planejada do financiamento do Projeto Araguaia permitirá que a Horizonte agilize o desenvolvimento do Vermelho quanto a viabilidade e licenciamento.

O Projeto Vermelho está planejado para iniciar a produção em um ponto crítico do mercado de níquel, quando o déficit de fornecimento está previsto para aumentar, particularmente no setor de baterias. Com limitados projetos de níquel de próxima geração no pipeline global de curto prazo, a Horizonte está em uma posição única. O avanço do Vermelho para um status de pronto para a construção reduzirá significativamente o risco do Projeto e acreditamos que isto se refletirá cada vez mais no valor atribuído ao Projeto pelo mercado.

O avanço do Vermelho e o trabalho em direção ao início da construção do Araguaia fazem parte do nosso plano de negócios à medida que nos tornamos uma importante produtora de níquel, permitindo aos acionistas realizar valor a partir da nossa excepcional base de ativos, 100% de nossa propriedade."

Para mais informações, visite www.horizonteminerals.com ou entre em contato:

Peel Hunt (NOMAD & Joint Broker)

A Horizonte Minerals plc é uma empresa de desenvolvimento de níquel focada no Brasil, listada nas bolsas de valores de Londres (AIM) e Toronto (TSX). A Empresa está desenvolvendo o Projeto Araguaia, como a próxima grande mina de ferroníquel no Brasil, e o Projeto Vermelho de níquel-cobalto, com o objetivo de fornecer níquel e cobalto ao mercado de baterias de veículos elétricos. Os dois projetos são 100% pertencentes à Empresa.