13/08/2019 Download .pdf version

HORIZONTE ANUNCIA NOVO RECURSO DE NÍQUEL SIGNIFICATIVO NO DEPÓSITO DA SERRA DO TAPA

Horizonte Minerals Plc (AIM: HZM, TSX: HZM) ('Horizonte' ou ‘a Empresa’) empresa de desenvolvimento de níquel focada no Brasil, que está desenvolvendo o projeto Araguaia como a próxima mina de ferroníquel do Brasil e o projeto Vermelho de níquel-cobalto, para o mercado de baterias de veículos elétricos (EV), tem o prazer de anunciar uma Estimativa Inicial de Recursos Minerais NI 43-101 para o depósito de níquel da Serra do Tapa (Serra do Tapa ou o projeto).

Destaques:

• Os Recursos Minerais da Serra do Tapa, na categoria Medidos e Indicados, representam 70,3 milhões de toneladas com teor de 1,22% de níquel (teor de corte de 0,9% de níquel);
  • O estoque agregado de Recursos Minerais 100% pertencentes à Empresa mostra um aumento de 30% na tonelagem com a adição do depósito da Serra do Tapa;
  • Uma parcela significativa de saprolito de alto teor dentro do depósito é adequada à rota do processo do Forno Elétrico Rotativo de Linha Única (RKEF), para produzir ferroníquel, potencialmente fornecendo uma fonte adicional de alimentação de alto teor para o projeto Araguaia;
  • Os Recursos Minerais Medidos e Indicados 100% pertencentes à Empresa agora totalizam 280 milhões de toneladas, com 3,5 milhões de toneladas (7,6 bilhões de libras) de níquel contido e 155 mil toneladas (3,4 milhões de libras) de cobalto contido; e
  • A Horizonte possui agora um dos maiores estoques de Recursos de níquel e cobalto não desenvolvidos globalmente, em um distrito de mineração com infraestrutura bem desenvolvida.

Jeremy Martin, Presidente e Diretor Executivo da Horizonte, comentou: “O lançamento do novo Recurso Mineral NI 43-101, que cobre o depósito da Serra do Tapa, é outro empreendimento interessante para a Empresa e aumenta nossa base total agregada de recursos de níquel em 30%. O recurso é escalável e de alto teor, usando um teor de corte de 1,2% de níquel, ele fornece mais de 41 milhões de toneladas de Recursos Minerais na categoria Medidos e Indicados, com teor de 1,4% de níquel. Atualmente, a Empresa é a proprietária exclusiva de um distrito de níquel, com mais de 280 milhões de toneladas de recursos (na categoria medidos e indicados), em um dos maiores distritos de mineração do Brasil, o distrito de Carajás, que possui boa infraestrutura, água, energia e mão de obra qualificada. Isso gera o potencial para a Horizonte desenvolver dois centros de mineração cuja distância pode ser coberta por caminhão, o primeiro no sul do Araguaia, onde estamos desenvolvendo uma operação de ferroníquel, para produzir cerca de 14.500 toneladas de níquel com uma planta Estágio 1, expansível para 29.000 toneladas de níquel por ano. O segundo centro de produção ao norte, no projeto Vermelho de níquel-cobalto, tem a capacidade para produzir 15.000 a 18.000 toneladas por ano de níquel e cobalto associado. Agora, temos material de alto teor adicional do depósito da Serra do Tapa, que pode servir para qualquer operação.

O trabalho no Araguaia está focado no avanço do financiamento do projeto e no recrutamento e seleção da equipe de desenvolvimento do projeto à medida que avançamos em direção à construção.

O estudo de pré-viabilidade do projeto Vermelho de níquel-cobalto está em estágio avançado, em fase de finalização. Nosso objetivo é anunciar o PFS ao mercado no final deste trimestre, proporcionando aos investidores exposição ao crescente mercado de metais para baterias de veículos elétricos.

Observamos aumentos no preço do níquel no último mês, com a negociação de níquel na LME com altas em torno de US$ 16.000. O Caso Base e o Caso de Expansão Estágio 2 do Estudo de Viabilidade do Araguaia usam US$ 14.000 de níquel, no entanto, com base no recente preço do níquel de US$ 16.000, o projeto NPV no Caso de Expansão Estágio 2 é de aproximadamente US$ 1 bilhão, com uma TIR de 30% gerando fluxo de caixa livre de US$ 3,5 bilhões. O quadro de demanda de níquel é robusto, tanto do mercado tradicional de aço inoxidável quanto do mercado em evolução de baterias EV. Além disso, estamos vendo uma redução contínua nos estoques globais de níquel, com os níveis da LME atualmente em 142.000 toneladas, os níveis mais baixos dos últimos 6 anos. As projeções consensuais de longo prazo para o preço do níquel estão atualmente em torno de US$ 16.400, sendo estes fundamentos positivos para o desenvolvimento dos projetos Araguaia e Vermelho. Estamos ansiosos para atualizar o mercado sobre o andamento.”

Detalhes Adicionais

Um total de 48.845 metros de perfuração por diamante (952 buracos) foram utilizados na avaliação do depósito da Serra do Tapa e para o desenvolvimento das Estimativas de Recursos Minerais divulgadas neste instrumento.

Tabela 1 Relatório de Recursos Minerais Combinados Classificados para a Serra do Tapa por teor de corte de Níquel

Corte Ni (%)

11,3

38,0

5,8

Nota: Os totais nas tabelas são arredondados. Recursos minerais que não são reservas minerais não demonstram viabilidade econômica. A estimativa de recursos minerais pode ser materialmente afetada por questões ambientais, legais, sociopolíticas, de licenciamento, título, tributação e marketing ou outras questões relevantes. A quantidade e o teor dos recursos Inferidos relatados nesta estimativa são de natureza incerta e não houve exploração suficiente para definir estes recursos Inferidos como um recurso mineral Indicado ou Medido, sendo incerto se exploração adicional resultará no seu upgrade para a categoria de recursos minerais Indicados ou Medidos.

A divulgação do Recurso Mineral da Serra do Tapa leva o total de Recursos Minerais de níquel laterítico Medidos e Indicados da Empresa no Brasil para 280 milhões de toneladas (teor de corte de 0,9% de níquel), incluindo 3,5 milhões de toneladas de níquel contido, ver tabela 2 abaixo para detalhes:

Tabela 2 Recursos Minerais Combinados Classificados para Horizonte Minerals em teor de corte de 0,9% de Ni

Projeto

64,5

90,6

10,1

Nota: Os totais nas tabelas são arredondados. Recursos minerais que não são reservas minerais não demonstram viabilidade econômica. A estimativa de recursos minerais pode ser materialmente afetada por questões ambientais, legais, sociopolíticas, de licenciamento, título, tributação e marketing ou outras questões relevantes. A quantidade e o teor dos recursos Inferidos relatados nesta estimativa são de natureza incerta e não houve exploração suficiente para definir esses recursos Inferidos como um recurso mineral Indicado ou Medido, sendo incerto se exploração adicional resultará no seu upgrade para a categoria de recursos minerais Indicados ou Medidos.

O depósito de níquel da Serra do Tapa 100% pertencente à Horizonte, adquirido da Glencore/Xstrata em outubro de 2015, fica próximo ao distrito de mineração de Carajás e a aproximadamente 90 quilômetros ao norte do projeto Araguaia de ferroníquel da Empresa.

Os teores de corte de níquel e os Recursos Minerais estimados correspondentes na Serra do Tapa são apresentados na Tabela 1. O Recurso Mineral é relatado por uma série de teores de corte de níquel. O Recurso Mineral foi estimado em 2016 pela Snowden Mining Industry Consultants usando o software de mineração Datamine Studio 3.

De acordo com a Nota da AIM para Empresas de Mineração e Petróleo e Gás, a Horizonte revela que o Sr. Andrew F. Ross, um funcionário da Snowden, é a pessoa qualificada que analisou as informações técnicas contidas neste anúncio. O Sr. Ross (MSc) é Membro do Instituto Australasiano de Mineração e Metalurgia. O Sr. Ross consente com a inclusão das informações neste anúncio na forma e no contexto em que aparecem.

Este anúncio contém informações privilegiadas para os fins do Artigo 7 do Regulamento da UE 596/2014.

Para informações adicionais, visite www.horizonteminerals.com ou contate:

Jeremy Martin (CEO) +44 (0) 203 356 2901

Numis Securities Ltd (NOMAD & Joint Broker)

John Prior +44 (0) 207 260 1000

Paul Gillam

Shard Capital (Joint Broker)

Damon Heath +44 (0) 20 186 9952

Erik Woolgar

A Horizonte Minerals plc é uma empresa de desenvolvimento de níquel listada na AIM e na TSX, focada no Brasil. A Empresa está desenvolvendo o projeto Araguaia, como a próxima grande mina de ferroníquel no Brasil, e o projeto Vermelho de níquel-cobalto, com o objetivo de poder fornecer níquel e cobalto ao mercado de baterias EV. Ambos os projetos são 100% pertencentes à Empresa.

Glossário de termos técnicos

Reservas Minerais

Reservas Minerais são subdivididas em duas categorias. O nível mais alto de Reservas ou o nível com maior confiança é a categoria 'Provada' e o nível mais baixo de confiança das Reservas é a categoria 'Provável'. As reservas são diferenciadas dos recursos, uma vez que todos os parâmetros técnicos e econômicos foram aplicados e o teor e a tonelagem estimados dos recursos devem aproximar-se dos resultados reais da mineração. As diretrizes estipulam que "Reservas Minerais incluem o material diluente que será lavrado em conjunto com a Reserva Mineral e entregue à estação de tratamento ou instalação equivalente". As diretrizes também declaram que "O termo 'Reserva Mineral' não precisa necessariamente significar que as instalações de extração estão instaladas ou operacionais ou que todas as aprovações governamentais foram recebidas. Significa que há expectativas razoáveis de tais aprovações.

Reservas Minerais Provadas

Uma 'Reserva Mineral Provada' é a parte economicamente lavrável de um Recurso Mineral Medido demonstrada por, pelo menos, um Estudo de Viabilidade Preliminar. Este estudo deve incluir informações adequadas sobre mineração, processamento, metalurgia, fatores econômicos e outros fatores relevantes que demonstrem, por ocasião da elaboração do relatório, que a extração econômica é justificada.

Reservas Minerais Prováveis

Uma 'Reserva Mineral Provável' é a parte economicamente lavrável de um Recurso Mineral Indicado e, em algumas circunstâncias, Recurso Mineral Medido, demonstrada por, pelo menos, um Estudo de Viabilidade Preliminar. Este estudo deve incluir informações adequadas sobre mineração, processamento, metalurgia, fatores econômicos e outros fatores relevantes que demonstrem, por ocasião da elaboração do relatório, que a extração econômica pode ser justificada.

Recursos Minerais

Recursos Minerais são subdivididos em 3 categorias, dependendo da confiança geológica. O nível mais alto com mais confiança é a categoria 'Medida'. O próximo nível de confiança é a categoria 'Indicada' e o nível mais baixo, ou o recurso com menos confiança, é a categoria 'Inferida'.

Recursos Minerais Indicados

Um 'Recurso Mineral Indicado' é a parte de um Recurso Mineral para o qual quantidade, teor ou qualidade, densidades, forma e características físicas, podem ser estimados com um nível de confiança suficiente para permitir a aplicação apropriada de parâmetros técnicos e econômicos, para apoiar planejamento de minas e avaliação da viabilidade econômica do depósito. A estimativa é baseada em informações detalhadas e confiáveis de exploração e teste, coletadas por meio de técnicas apropriadas de locais como afloramentos, calhas, cavas, faces de lavra e furos que são espaçados o suficiente para que a continuidade geológica e de teor seja razoavelmente presumida.

Recursos Minerais Medidos

Um 'Recurso Mineral Medido' é a parte de um Recurso Mineral para o qual quantidade, teor ou qualidade, densidades, forma e características físicas estão tão bem estabelecidos que podem ser estimados com confiança suficiente para permitir a aplicação apropriada de parâmetros técnicos e econômicos, apoiar o planejamento da produção e a avaliação da viabilidade econômica do depósito. A estimativa é baseada em informações detalhadas e confiáveis de exploração, amostragem e teste, coletadas por meio de técnicas apropriadas de locais como afloramentos, calhas, cavas, faces de lavra e furos que são espaçados o suficiente para confirmar tanto a continuidade geológica quanto de teor.

Recursos Minerais Inferidos

Um 'Recurso Mineral Inferido' é a parte de um Recurso Mineral para o qual quantidade e teor ou qualidade podem ser estimados com base em evidência geológica e amostragem limitada e razoavelmente presumida, mas não verificada, continuidade geológica e de teor. A estimativa é baseada em informações limitadas e em amostragem, coletadas por meio de técnicas apropriadas de locais como afloramentos, calhas, cavas, faces de lavra e furos.

Exceto por declarações de fatos históricos relacionados à Empresa, determinadas informações contidas neste comunicado à imprensa constituem "informações prospectivas" sob a legislação canadense de valores mobiliários. As informações prospectivas incluem, ente outras, a capacidade da Empresa de concluir a Aquisição, conforme descrito neste instrumento, declarações relacionadas ao potencial dos projetos minerais atuais ou futuros da Empresa; o sucesso das atividades de exploração e mineração; custo e tempo de exploração, produção e desenvolvimento futuros; a estimativa dos recursos minerais e reservas e a capacidade da Empresa para atingir seus objetivos em relação ao crescimento de seus recursos minerais; a capacidade da Empresa de concluir a Colocação, conforme descrito neste instrumento, e a realização de estimativas de reservas e recursos minerais. Geralmente, as informações prospectivas podem ser identificadas pelo uso de terminologia prospectiva, como "planos", "espera" ou "não espera", "é esperado", "orçamento", "programado", "estima", "projeta", "pretende", "prevê" ou "não prevê", ou "acredita", ou variações de tais palavras e frases ou declarações que determinadas ações, eventos ou resultados "podem", "poderiam", "seriam" , "serão considerados", "ocorrem" ou "são alcançados". As informações prospectivas são baseadas em premissas, estimativas, análises e pareceres razoáveis da administração, feitos à luz de sua experiência e sua percepção das tendências, condições atuais e desenvolvimentos esperados, bem como outros fatores que a administração acredita serem relevantes e razoáveis nas circunstâncias na data em que tais declarações são feitas, e estão inerentemente sujeitos a riscos conhecidos e desconhecidos, incertezas e outros fatores que podem fazer com que os resultados reais, nível de atividade, desempenho ou realizações da Empresa sejam substancialmente diferentes daqueles expressos ou implícitos por tais informações prospectivas, incluindo, entre outros, riscos relacionados a: incapacidade da Empresa de concluir a Aquisição, conforme descrito neste instrumento, riscos de exploração e mineração, concorrência de concorrentes com maior capital; a falta de experiência da Empresa em relação às operações de mineração em fase de desenvolvimento; flutuações nos preços dos metais; riscos não segurados; requisitos ambientais e outros requisitos regulatórios; exploração, mineração e outras licenças; as obrigações de pagamentos futuros da Empresa; potenciais disputas em relação ao título da Empresa a, e a área de, suas concessões de mineração; a dependência da Empresa de sua capacidade de obter financiamento suficiente no futuro; a dependência da Empresa de suas relações com terceiros; as joint ventures da Empresa; o potencial de flutuações cambiais e instabilidade política ou econômica nos países em que a Empresa atua; flutuações cambiais; a capacidade da Empresa de gerenciar seu crescimento de forma eficaz; o mercado de negociação das ações ordinárias da Empresa; incerteza com relação aos planos da Empresa de continuar a desenvolver suas operações e novos projetos; a dependência da Empresa do pessoal chave; possíveis conflitos de interesse dos conselheiros e diretores da Empresa, a incapacidade da Empresa de concluir a Colocação nos termos descritos neste instrumento e diversos riscos associados à estrutura legal e regulatória dentro da qual a Empresa atua. Embora a administração da Empresa tenha tentado identificar fatores importantes que poderiam causar resultados reais materialmente diferentes daqueles contidos em informações prospectivas, pode haver outros fatores que fazem com que os resultados não sejam tão previstos, estimados ou pretendidos. Não pode haver garantia de que tais declarações se mostrarão precisas, pois os resultados reais e eventos futuros podem diferir materialmente daqueles previstos em tais declarações.