20/12/2019 Download .pdf version

ATUALIZAÇÕES DA HORIZONTE SOBRE O SEU ENGAJAMENTO E A RSC COM AS COMUNIDADE LOCAIS AO REDOR DO PROJETO DE NÍQUEL ARAGUAIA

A Horizonte Minerals Plc, (AIM/TSX: HZM) ('Horizonte' ou 'a Empresa’), uma empresa de pesquisa mineral de níquel no Brasil, tem o prazer de anunciar uma atualização em seu programa de Responsabilidade Social Corporativa (‘RSC’) nas comunidades vizinhas ao seu Projeto de Níquel Araguaia (‘Araguaia’), ao sul das Minas de Carajás, no estado do Pará, no norte do Brasil.

Principais Destaques

• A Horizonte apoia as comunidades locais desde a descoberta inicial do projeto;
  • A Empresa desenvolve diversos novos projetos de impacto social, abordando questões específicas da região em parceria com organizações comunitárias locais;
  • Esses projetos incluem:
    • Fortalecimento da cadeia de suprimentos local;
    • Educação sexual e saúde reprodutiva; e
    • Diversificação da economia rural.

Jeremy Martin, CEO da Horizonte Minerals, comentou:

“Estamos muito orgulhosos do que alcançamos e continuamos a alcançar na região do Araguaia trabalhando em parceria com as autoridades e comunidades locais. Desde a descoberta inicial do projeto pela Horizonte, sempre nos esforçamos para garantir que as comunidades locais não apenas beneficiem-se com o projeto, mas também o abracem-no como um parceiro valioso.

Isso significa garantir que os nossos programas comunitários sejam uma parte central da nossa estratégia, onde o desenvolvimento socioeconômico seja priorizado como um aspecto essencial do nosso trabalho na região. Estamos particularmente orgulhosos dos projetos econômicos de diversidade agrícola que ajudamos a desenvolver, trabalhando para capacitar e apoiar os negócios locais, inclusive a participação das mulheres e dos jovens. Estamos ansiosos para 2020 e para novas oportunidades de fazer a diferença na comunidade.”

Informações Detalhadas dos Projetos de RSC:

1. Parceria com a FIEPA (Federação das Indústrias do Estado do Pará)

A maior contribuição econômica para a sociedade local na maioria dos projetos de mineração está na cadeia de suprimentos. O Projeto Horizonte - FIEPA promoverá a introdução de um programa de desenvolvimento de fornecedores locais com ênfase em mapeamento, registro e treinamento dos fornecedores locais, enquanto criamos procedimentos para comunicar futuras oportunidades de fornecimento. O objetivo deste projeto é garantir que o máximo possível de bens e serviços venham de municípios próximos ao projeto, impulsionando a economia local.

1. Parceria com o Instituto Barong – “JUVENTUDE! A NOSSA VEZ”

O objetivo da parceria com o Instituto Barong é educar a comunidade local sobre questões de saúde sexual reprodutiva. A Horizonte fez uma parceria com o Instituto Barong para trabalhar junto as partes interessadas locais e desenvolver uma plataforma que permita aos jovens buscar informações sobre saúde sexual em um ambiente seguro e de apoio.

O projeto desenvolverá um grupo de educadores locais para fornecer e promover informações sobre saúde reprodutiva, que esperamos ter um impacto real e duradouro em vários indicadores de saúde nas comunidades locais.

As parcerias estão sendo desenvolvidas com universidades, as Secretarias de Educação, Saúde, Turismo e Assistência Social dos governos locais para garantir que os benefícios sejam replicados e integrados em toda a área de influência do projeto ao longo de 2020.

1. Projetos de diversificação da economia agrícola:

Casa de Farinha

A instalação de produção de Farinha é parceria entre a comunidade local de Joncon, o governo da cidade de Conceição do Araguaia, a EMATER (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará) e a Horizonte. Como consequência da parceria, a comunidade construiu um espaço para a produção de farinha, a “Casa de Farinha”, e forneceu treinamento para desenvolver habilidades empreendedoras dos participantes do projeto.

O foco deste empreendimento é permitir que as mulheres rurais possam diversificar suas habilidades e beneficiarem-se economicamente do cultivo eficaz da mandioca, que então será processada para tornar-se farinha.  A raiz da mandioca é especialmente vital na cultura brasileira, sendo uma importante fonte de carboidratos e cultivada por séculos nas culturas tradicionais.  A Casa de Farinha das Mulheres comprará as raízes da mandioca das fazendas locais para moê-las e transformá-las em farinha ou vendê-las para consumo direto.

No terceiro trimestre de 2019, a Horizonte doou materiais de construção do local e desempenhou um papel importante para atrair outras parceiras para o projeto.

Cultivo de Cacau

A Empresa, em parceria com a EMATER, implantou um projeto para apoiar o treinamento técnico dos produtores rurais na região para cultivo de cacau.

Foi construído um viveiro onde mais de 30 mil mudas de cacau, bem como árvores nativas brasileiras, foram cultivadas. A Horizonte trabalhou para oferecer treinamento gratuito para mais de 30 agricultores locais ao longo de 2019.

O envolvimento da Horizonte promoveu visitas aos produtores de cacau que já existiam nas regiões próximas do estado do Pará, bem como a identificação de potenciais locais para o cultivo de cacau, autorizações para o fornecimento de água e implementação de programas que garantam as medidas de controle ambiental alinhadas aos rigorosos padrões de sustentabilidade da Empresa.

Apoio ao Agronegócio Local

Desde 2018, o Projeto de Níquel Araguaia tem apoiado o processamento de polpa de frutas congeladas, liderado pela COPAG – Cooperativa Mista dos Pequenos Agricultores do Araguaia.

Inicialmente, a Horizonte deu suporte às instalações industriais fornecendo materiais de construção, mas atualmente a Empresa está financiando as instalações elétricas para permitir que a instalação seja totalmente comissionada e a Empresa espera resultados em 2020.

Para maiores informações, visite www.horizonteminerals.com  ou entre em contato conosco:

Numis Securities Ltd (NOMAD & Joint Broker)

John Prior
Paul Gillam

Shard Capital (Joint Broker)

Damon Heath Erik Woolgar

Tavistock (Financial PR)

Gareth Tredway
Annabel de Morgan

A Horizonte Minerals plc é uma empresa de exploração de níquel listada na AIM e TSX, focada no Brasil. A Empresa está desenvolvendo o projeto Araguaia, que será a próxima grande mina de ferro-níquel no Brasil, e o projeto Vermelho de níquel-cobalto, com o objetivo de fornecer níquel e cobalto para o mercado de baterias EV. Ambos os projetos pertencem totalmente à Empresa.
Os acionistas da Horizonte incluem: Teck Resources Limited, Canaccord Genuity Group, JP Morgan, Lombard Odier Asset Management (Europa) Limited, Richard Griffiths e Glencore.