29/03/2022 Download .pdf version

Horizonte Minerals Plc
(“Horizonte” ou a “Empresa”)

Resultados Finais para o Ano Encerrado em 31 de Dezembro de 2021

Horizonte Minerals Plc (AIM: HZM, TSX: HZM), a empresa de níquel com foco no Brasil, anuncia seus resultados finais para o ano encerrado em 31 de dezembro de 2021 (o ‘ano’).

Destaques do Período

• Conclusão do pacote de financiamento de US$633 milhões para o desenvolvimento do Projeto Araguaia, de ferroníquel (“Araguaia”).
  • Acordo de US$25 milhões em royalties assinado com a Orion Resources Partners para avançar o desenvolvimento do projeto Vermelho, de níquel-cobalto (“Vermelho”), através de estudo de viabilidade e licenciamento.
  • Offtake assinado com a Glencore para aquisição de 100% da produção do Araguaia com base no preço da LME, por 10 anos.
  • Posição robusta de caixa de £156 milhões, após captação de recursos por meio de emissão de ações em fevereiro e dezembro de 2021.
  • Nomeação de Michael Drake como Head de Projetos e Leo Vianna como Diretor do Projeto Araguaia.
  • Mobilização da equipe de liderança do Araguaia no Brasil e recrutamento bem sucedido da equipe do projeto Araguaia, de 85 pessoas, predominantemente brasileiros.
  • Conclusão do plano de Prontidão Operacional com as principais licenças asseguradas antes do início da construção.
  • Concessão de licença da linha de transmissão para cobrir toda a necessidade de energia elétrica do projeto Araguaia na capacidade nominal.
  • Extenso processo de concorrência realizado para os principais pacotes de equipamentos do Araguaia com fornecedores de classe 1, no processo de preparação para assinatura dos contratos no primeiro semestre de 2022.
  • Principais programas ambientais e sociais realizados em preparação para a fase de construção do Araguaia, incluindo plano de ação de reassentamento, programa de comunicação social, melhorias de segurança para as comunidades escolares localizadas ao longo da rodovia PA-449 e programa Agenda de Desenvolvimento Local.
  • Aquisição de equipamentos novos de processamento de ferroníquel da Companhia Brasileira de Alumínio, que deverá proporcionar sinergias significativas em relação ao desenvolvimento do Araguaia, incluindo o potencial de acelerar e reduzir o custo de desenvolvimento de uma segunda linha de produção RKEF (Rotary Kiln Eletric Furnace).
  • Sequencia no progresso do Vermelho com a Ramboll selecionada para executar o Estudo de Impacto Ambiental e Social.
  • Apoio aos esforços contínuos de vacinação contra a Covid-19 em Conceição do Araguaia, por meio da doação de 10.000 itens de saúde para o hospital regional.

Atualização Operacional Após o Fim do Ano

Após a conclusão do pacote de financiamento e uma decisão positiva para construção do Araguaia, o foco no primeiro trimestre de 2022 foi avançar a engenharia, fechar pedidos de equipamentos que requerem prazos mais longos de entrega e dos serviços de EPCM (Engineering Procurement and Construction Management) e começar os trabalhos iniciais no site do projeto.

O avanço da engenharia concluído até o momento inclui a consolidação da engenharia básica, pesquisa geotécnica, apoio aos processos de concorrência (Suprimentos) e engenharia detalhada com foco na finalização do layout da planta, projeto de terraplenagem, linha de transmissão e estradas de acesso.

O contrato de fornecimento do forno foi concedido à Hatch Ltd. em fevereiro de 2022 (ver anúncio de 25 de fevereiro de 2022) e abrange o fornecimento de um forno circular elétrico a arco de 60 megawatts, um sistema de transferência de calcinado para alimentar o forno com 835.000 toneladas por ano de calcinado e serviços adicionais de instalação e comissionamento. O contrato de EPCM foi concedido à Pöyry Tecnologia Ltda (“Pöyry”), subsidiária brasileira da empresa global de serviços de engenharia AFRY no início da última semana (ver anúncio de 22 de março de 2022). Também foram concedidos contratos a empreiteiras para melhorias nas estradas de acesso, fornecimento de agregado para uso nas melhorias das estradas de acesso e construção de instalações temporárias, como escritórios e infraestrutura inicial do site, como telecomunicações e cerca. Poços de água também estão sendo instalados de acordo com as licenças de construção.

As empresas contratadas estão sendo mobilizadas de acordo com os padrões de saúde e segurança da Horizonte, que alcançou 500.000 horas-homem sem acidente com afastamento (Lost Time Injury, LTI) até o momento. Isto foi alcançado através da implantação do novo programa de treinamento de saúde e segurança da Empresa, do abrangente programa de integração e do aumento dos reportes de saúde e segurança, supervisionados pelo recém-nomeado Gerente de Saúde e Segurança da Empresa, Eduardo Paiva.

Novos programas ambientais estão sendo implementados de acordo com a fase de construção do Araguaia, incluindo a instalação de sistemas de monitoramento automático e a implementação do plano de ação de biodiversidade.

O CEO da Horizonte, Jeremy Martin, comentou: “O extenso trabalho técnico e financeiro que resultou na conclusão do pacote de financiamento de projeto de US$ 633 milhões para o Araguaia foi transformador para Horizonte. Foi o auge de dois anos de dedicação e trabalho árduo da equipe da Horizonte e de todos os nossos assessores. Durante este tempo, estabelecemos as bases para construir um significativo negócio de níquel, sustentável e de baixo custo, que agora está totalmente financiado para avançar nosso projeto de níquel de classe 1 rumo à produção.

O trabalho preparatório realizado junto com o processo de financiamento do projeto nos permitiu fazer bons avanços durante o primeiro trimestre da fase de construção de 24 meses do Araguaia. Nosso foco durante este trimestre tem sido a engenharia detalhada, processos de suprimentos e trabalhos iniciais antes do início das obras de terraplanagem no segundo trimestre. Já assinamos contratos de equipamentos e serviços avaliados em aproximadamente US$150 milhões, incluindo os contratos do forno e EPCM. A equipe está distribuída entre o escritório de engenharia em Belo Horizonte e o escritório do site em Conceição do Araguaia, e está gerenciando as principais empresas contratadas que trabalham em melhorias de estradas de acesso, instalações essenciais do site e programas ambientais. Também ficamos muito satisfeitos em atingir um marco importante de 500.000 horas-homem sem acidente com afastamento durante o trimestre. Nosso foco em saúde e segurança continua à medida que a atividade no site aumenta.

Enquanto o mercado de níquel enfrenta atualmente uma volatilidade sem precedentes com os preços, o consenso permanece para o crescimento exponencial contínuo da demanda, tanto do mercado estabelecido de aço inoxidável quanto do crescente mercado de baterias. Com pouquíssimos projetos novos de níquel no pipeline global capazes de atingir a produção a curto e médio prazo, a Horizonte está em uma posição única para suprir este déficit, com o Araguaia programado para começar o ramp up no início de 2024.”

Para mais informações, acesse www.horizonteminerals.com ou entre em contato:

Peel Hunt LLP (Nominated Adviser & Joint Broker)

A Horizonte Minerals plc (AIM & TSX: HZM) está desenvolvendo dois projetos 100% de sua propriedade, de classe 1 no estado do Pará: o Projeto Araguaia Níquel e o Projeto Vermelho de Níquel-Cobalto. Os dois projetos são de larga escala, alto teor, baixo custo, baixo carbono e escaláveis. O Projeto Araguaia está totalmente financiado e em construção. O Projeto produzirá 29.000 toneladas de níquel por ano para abastecer o mercado de aço inoxidável. O Projeto Vermelho está em fase de estudo de viabilidade e produzirá 25.000 toneladas de níquel e 1.250 toneladas de cobalto para abastecer o mercado de baterias de veículos elétricos. O perfil combinado de produção da Horizonte a curto prazo, de mais de 50.000 toneladas de níquel por ano, posiciona a Empresa como um produtor de níquel significativo globalmente. A Horizonte está desenvolvendo um novo distrito de níquel no Brasil que se beneficiará da infraestrutura estabelecida, incluindo energia hidrelétrica disponível no Distrito Minerário de Carajás.

Exceto por declarações de fatos históricos relacionados à Empresa, determinadas informações contidas neste comunicado à imprensa constituem "informações prospectivas" sob a legislação canadense de valores mobiliários. As informações prospectivas incluem, mas não estão limitadas a, capacidade da Empresa de concluir a aquisição de equipamentos como descrito aqui, declarações relacionadas ao potencial dos projetos minerais atuais ou futuros da Empresa; a capacidade da Empresa de concluir um estudo de viabilidade positivo em relação à segunda linha RKEF no Araguaia dentro do prazo, ou em absoluto, o sucesso das atividades de exploração e mineração; custo e tempo de exploração, produção e desenvolvimento futuros; os custos e o prazo de entrega dos equipamentos a serem adquiridos, conforme descrito aqui; a estimativa dos recursos minerais e reservas e a capacidade da Empresa para atingir seus objetivos em relação ao crescimento de seus recursos minerais; e a realização de estimativas de reservas e recursos minerais e alcançar a produção de acordo com o perfil de produção potencial da Empresa ou em absoluto. Geralmente, as informações prospectivas podem ser identificadas pelo uso de terminologia prospectiva, como "planeja", "espera" ou "não espera", "é esperado", "orçamento", "programado", "estima", "projeta", "pretende", "prevê" ou "não prevê", ou "acredita", ou variações de tais palavras e frases ou declarações que determinadas ações, eventos ou resultados "podem", "poderiam", "seriam", "serão considerados", "ocorrem" ou "são alcançados". As informações prospectivas são baseadas em premissas, estimativas, análises e pareceres razoáveis da administração, feitos à luz de sua experiência e sua percepção das tendências, condições atuais e desenvolvimentos esperados, bem como outros fatores que a administração acredita serem relevantes e razoáveis nas circunstâncias presentes na data em que tais declarações são feitas, e estão inerentemente sujeitas a riscos conhecidos e desconhecidos, incertezas e outros fatores que podem fazer com que os resultados reais, nível de atividade, desempenho ou realizações da Empresa sejam substancialmente diferentes daqueles expressos ou implícitos por tais informações prospectivas, incluindo, entre outros, riscos relacionados a: a incapacidade da Empresa de concluir a aquisição dos equipamentos aqui contemplados, dentro do prazo ou em absoluto, a capacidade da Empresa de concluir um estudo de viabilidade positivo a respeito da implementação de uma segunda linha RKEF no Araguaia no cronograma contemplado ou em absoluto, riscos de exploração e mineração, competição de concorrentes com maior capital; a falta de experiência da Empresa em relação às operações de mineração em fase de desenvolvimento; flutuações nos preços dos metais; riscos não segurados; requisitos ambientais e outros requisitos regulatórios; exploração, mineração e outras licenças; as obrigações de pagamentos futuros da Empresa; potenciais disputas em relação ao título da Empresa a, e a área de, suas concessões de mineração; a dependência da Empresa de sua capacidade de obter financiamento suficiente no futuro; a dependência da Empresa de suas relações com terceiros; as joint ventures da Empresa; o potencial de flutuações cambiais e instabilidade política ou econômica nos países em que a Empresa atua; flutuações cambiais; a capacidade da Empresa de gerenciar seu crescimento de forma eficaz; o mercado de negociação das ações ordinárias da Empresa; incerteza com relação aos planos da Empresa de continuar a desenvolver suas operações e novos projetos; a dependência da Empresa do pessoal chave; possíveis conflitos de interesse dos conselheiros e diretores da Empresa e diversos riscos associados à estrutura legal e regulatória dentro da qual a Empresa atua, juntamente com os riscos identificados e divulgados no registro de divulgação da Empresa disponível no perfil da Empresa no SEDAR em www.sedar.com , incluindo sem limitação, as informações anuais da Empresa para o ano encerrado em 31 de dezembro de 2020, o Relatório do Araguaia e o Relatório do Vermelho. Embora a administração da Empresa tenha tentado identificar fatores importantes que poderiam causar resultados reais materialmente diferentes daqueles contidos em informações prospectivas, pode haver outros fatores que fazem com que os resultados reais não sejam como os previstos, estimados ou pretendidos. Não pode haver garantia de que tais declarações se mostrarão precisas, pois os resultados reais e eventos futuros podem diferir materialmente daqueles previstos em tais declarações.